BRL - Moeda brasileira
EUR
6,63
USD
5,83

Campeões em alto mar

A Costa Cruzeiros premiou as agências de viagens das Américas com o maior volume de vendas em 2024/25. A cerimônia aconteceu entre os dias 22 e 26 de março, a bordo do Costa Favolosa, durante um cruzeiro especial com 150 convidados. Os participantes embarcaram no Rio de Janeiro e visitaram Ilha Grande, Balneário Camboriú e Montevidéu, finalizando a viagem em Buenos Aires. 

O evento reuniu representantes de operadoras e agências do Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, México e EUA, acompanhados pelo time da armadora na região, incluindo Dario Rustico, presidente executivo para as Américas; Fernando Joselevich, country manager Argentina & Latam; e Ruy Ribeiro, diretor Comercial para o Brasil. O Costa Americas Awards contou ainda com a participação especial de Luigi Stefanelli, VP global de Vendas da Costa.

Ao longo das cinco noites de viagem, os convidados vivenciaram a experiência completa de um cruzeiro Costa, com hospitalidade, gastronomia, entretenimento e serviços inspirados no melhor da Itália. Além disso, exploraram as paisagens e a cultura local em excursões pelos destinos visitados. As Secretarias de Turismo de Angra dos Reis e Balneário Camboriú organizaram passeios exclusivos para apresentar os principais pontos turísticos dessas cidades.

Para iniciar a programação, os agentes foram recebidos com um coquetel de boas-vindas. Para Dario Rustico, presidente executivo para as Américas, é o momento certo para aproveitar o melhor que o Costa Favolosa tem a oferecer e o momento ideal para networking.

Após uma noite receptiva, no sábado, os agentes mergulharam nas águas cristalinas da Lagoa Azul, uma piscina natural com até 3 metros de profundidade e visibilidade de 8 a 10 metros. A atividade permitiu a observação de peixes e formações marinhas.

Em seguida, o grupo seguiu de escuna para a Praia da Freguesia de Santana. Com 350 metros de extensão, a praia abriga a Igreja de Santana, construída em 1843, que representa um importante marco histórico da região. O dia terminou com o momento mais aguardado da programação: a grande premiação!

Costa Americas Awards

O Costa Americas Awards marcou sua estreia para a Costa Cruzeiros nas Américas. Esta primeira edição do evento foi concebida para reconhecer e valorizar as empresas e profissionais que desempenharam um papel fundamental no sucesso comercial da companhia na região. Pela primeira vez, a Costa reuniu seus principais parceiros de diferentes mercados das Américas em uma experiência única a bordo, criando um espaço privilegiado para celebrar conquistas coletivas e fortalecer relações estratégicas.

“Este evento pioneiro representa mais do que uma premiação – é a consolidação de uma parceria regional que vem transformando o mercado de cruzeiros. Ao reunir nossos melhores distribuidores em uma experiência imersiva, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento conjunto do setor”, declara Rustico. 

O formato inédito combinou a cerimônia de reconhecimento com vivências práticas a bordo, permitindo aos agentes vivenciarem pessoalmente os diferenciais que comercializam, enquanto a Costa demonstrava na prática seu apreço por esses parceiros essenciais.

O executivo também destacou o papel essencial dos agentes de viagens na promoção da marca e na experiência dos hóspedes. “Cada reserva feita, cada sorriso de satisfação de um cliente a bordo de nossos navios carrega a marca do seu trabalho. E isso não tem preço”, disse Rustico, reforçando a relação de parceria baseada em confiança mútua e compromisso de longo prazo.

A premiação dividiu os vencedores em duas categorias: “Top”, reconhecendo as agências e operadoras com melhor desempenho, e “Over the Top”, homenageando os parceiros que se destacaram de forma excepcional.

Confira a lista dos premiados brasileiros:

OVER THE TOP

  • Agaxtur
  • VCP
  • CVC

TOP

  • Azul Viagens
  • Cruise Xperts
  • Grupo Arbo
  • MG Travel
  • Onliner Viagens
  • Snow Operadora
  • Trips and Tours
  • Visual Turismo

AGÊNCIA INDEPENDENTE

  • Amello Tour
  • Ponta Verde
  • Royal Trip

Além de celebrar os resultados, Rustico anunciou os planos da Costa Cruzeiros para a temporada 2025/26 na América do Sul, que contará com os navios Costa Diadema e Costa Favolosa, além da ampliação da oferta de cruzeiros na região. 

“Sabemos a força de vendas que vocês são! O sucesso da última temporada na América do Sul e no Caribe foi um reflexo direto do trabalho excepcional de vocês, e seguimos comprometidos em crescer juntos”, afirmou.

Crescimento na América do Sul

De acordo com Luigi Stefanelli, vice-presidente global de Vendas da Costa Cruzeiros, o Brasil figura entre os mercados mais importantes para a companhia em todo o mundo. “O Brasil é um dos principais mercados emissores para a Costa, com mais de 70 anos de operação contínua no País. Essa relação vai além do legado histórico e da confiança construída – os números comprovam nossa forte presença”, afirma o executivo. 

Stefanelli também ressalta o compromisso da empresa com o mercado brasileiro: “Ao longo dos anos, desenvolvemos conceitos exclusivos para este mercado e ampliamos nossa capacidade operacional, o que demonstra claramente nosso investimento estratégico no Brasil”.

Embora a Costa Cruzeiros tenha observado crescimento na América do Sul, especialmente no Brasil, Argentina e Uruguai, os desafios permanecem. “O custo operacional e a infraestrutura portuária precisam ser melhorados para aumentar a competitividade da região. Se conseguirmos alinhar esses fatores, o potencial de crescimento será imenso”, afirma.

Rustico compara a situação com o crescimento da indústria de cruzeiros na Ásia, onde a Costa Cruzeiros viu avanços significativos. “Na Ásia, começamos sem um navio fixo na China, o maior mercado da região. Com o tempo, conseguimos negociar com as autoridades locais e investir em infraestrutura, o que impulsionou o crescimento. Podemos fazer o mesmo na América do Sul, com o planejamento estratégico adequado e colaboração com os governos locais”, afirma.

No entanto, segue indiscutível que o mercado brasileiro, junto aos demais países da região, continua sendo vital para a Costa Cruzeiros. “O Brasil representa um mercado muito importante para nós. Embora a nossa operação tenha tido altos e baixos, nos últimos anos temos visto uma evolução positiva, com grande potencial de crescimento”, diz Rustico.

Competição é a chave

Para Rustico, a operação é baseada na qualidade dos portos para um crescimento sustentável do setor. “O Brasil tem grande potencial para o turismo de cruzeiros, mas a infraestrutura atual não acompanha a demanda. Alguns portos têm limitações que dificultam uma operação robusta e de longo prazo”, explica.

A sazonalidade das operações também é um desafio, e o executivo destaca a necessidade de uma operação contínua. “O Brasil não pode ser visto apenas como um destino de temporada. Precisamos de um planejamento estratégico de longo prazo e investimentos em infraestrutura”, diz Rustico.

A competitividade global é apontada como um dos maiores desafios. “Temos que competir com destinos como o Caribe, o Mediterrâneo, o Sudeste Asiático e os Emirados Árabes. A questão é: o que estamos dispostos a fazer para sermos competitivos?”, pondera Rustico.

Fernando Joselevich, country manager Argentina & Latam, explica: “No Brasil, tudo o que fazemos é valorizado e adquirido pelo público, ou seja, a demanda não é um problema. O grande desafio está nos custos, já que trabalhamos com ativos móveis que podem estar aqui hoje e em outro lugar amanhã. Para crescer, precisamos ser mais competitivos globalmente, e isso passa também pela modernização dos portos, alinhando sua estrutura ao que é oferecido no mundo”.

Por isso, Rustico reforça a necessidade da contínua colaboração entre os setores público e privado para viabilizar os investimentos necessários. “Não se trata apenas de ampliar a capacidade, mas de melhorar as condições de atracação, embarque e desembarque, garantindo uma experiência fluida para os passageiros. Com portos bem estruturados, podemos atrair mais turistas internacionais e fortalecer a economia local”, afirma.

Em relação à frota, a Costa Cruzeiros adotou uma estratégia de manter a capacidade estável, sem a introdução de novos navios. “Decidimos manter a frota existente, mas investimos substancialmente na renovação de nossos navios, o que pode ser visto como uma nova frota”, explica o executivo.

Essa estratégia equilibra a oferta e demanda, já que na Europa, núcleo da Costa Cruzeiros, tem aumentado sua capacidade de oferta. Portanto, a empresa focou em aprimorar a experiência a bordo, investindo em serviços, gastronomia e excursões, sem aumentar os preços. “A missão é aumentar o valor percebido pelos passageiros, não o preço”, afirma.

Sustentabilidade é sobre vivência

A sustentabilidade é um pilar fundamental e intrínseco à operação da Costa Cruzeiros, indo além de iniciativas isoladas para se tornar parte do DNA da companhia. Com um departamento dedicado exclusivamente à descarbonização trabalhando continuamente, a empresa implementa medidas concretas que demonstram seu compromisso ambiental.

A bordo de seus navios, a Costa alcançou a marca de reciclar 100% dos resíduos produzidos, enquanto sistemas avançados de dessalinização transformam água do mar em potável, permitindo seu reuso após tratamento adequado. 

Os navios mais modernos da frota já incorporam tecnologias que reduzem significativamente o consumo de combustível, e a inteligência artificial é utilizada para prever demandas e minimizar desperdícios alimentares, com excedentes sendo doados para bancos de alimentos nos portos de escala. Essas ações fazem parte da estratégia rumo à “Missão Zero 2050”. 

“Sustentabilidade é um modo de vida, não apenas uma iniciativa. Temos um departamento dedicado à descarbonização, trabalhando 24/7 para reduzir emissões. Algumas ações: reciclamos 100% do lixo a bordo, dessalinizamos água do mar e a reutilizamos, navios novos têm sistemas que reduzem o consumo de combustível, usamos inteligência artificial para prever demandas e reduzir desperdícios, doações para bancos de alimentos. Nossa meta é Missão Zero até 2050”, pontua Rustico.

Novos destinos

O Costa Diadema chegou a um novo destino no Brasil: Itajaí, em Santa Catarina. Pela primeira vez em uma travessia transatlântica que ligou a Europa ao Brasil, o destino ganhou ainda mais simbologia após sediar a comemoração dos 150 anos da imigração italiana ao Brasil. O Cruzeiro das Raízes Italianas permitiu aos viajantes da região do Sul do Brasil se conectarem às suas raízes italianas, em uma viagem de 20 noites, degustando a gastronomia italiana nos restaurantes e em workshops dedicados; aprendendo o idioma italiano em aulas exclusivas; e apreciando as exposições fotográficas e culturais especialmente desenvolvidas e com curadoria de instituições e museus ítalo-brasileiros. Os painéis retrataram a trajetória e o legado dos imigrantes na sociedade brasileira.

Já em águas internacionais, a nova temporada terá Santo Domingo como novo porto de embarque para os cruzeiros do Costa Fascinosa, na temporada 2025/26, oferecendo aos passageiros mais uma opção para explorar o Caribe. Os itinerários terão partidas de Santo Domingo, além de outros portos na região, explorando destinos exóticos e tropicais e permitindo uma experiência imersiva no mar e em terra.

Outro destaque da temporada é o navio Costa Pacifica, que realizará cruzeiros de ilha em ilha pelo Caribe entre dezembro de 2025 e março de 2026. Com embarque e desembarque em La Romana e Guadalupe, os itinerários de 8 a 16 dias incluem escalas em portos da República Dominicana, Ilhas Virgens Britânicas, Barbados, Dominica, São Cristóvão e Nevis, além de São Vicente e Granadinas. Uma das grandes novidades é a inclusão dos “Sea Destinations”, destinos exclusivos a serem descobertos durante a navegação, proporcionando uma experiência única aos passageiros.

Volta ao Mundo 2027

Mirando em 2027, o Costa Deliziosa realizará uma viagem de Volta ao Mundo em 139 dias, com partida de Savona em 25 de novembro de 2026 e chegada em 12 de abril de 2027. O itinerário inclui 5 continentes, 29 países e 47 destinos, incluindo a Half Moon Cay, ilha privativa da Costa nas Bahamas.

A empresa, que opera cruzeiros de circum-navegação desde os anos 1970, incluiu nesta edição novos destinos como cidades da Costa Leste e Oeste dos Estados Unidos, Ilhas Havaianas, Taiti, Fiji, Austrália, Japão, Singapura e locais no Sudeste Asiático e África. Como alternativa, está disponível um trecho de 100 dias com embarque em São Francisco, cobrindo destinos na Oceania, Ásia e África antes do retorno a Savona.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS