Durante agenda oficial no Japão, Celso Sabino, ministro do Turismo, deu mais um passo estratégico para ampliar a presença de visitantes japoneses no Brasil. Em reunião realizada com representantes da JTB Corp. — maior agência de viagens do Japão — o ministro propôs o estabelecimento de uma parceria para impulsionar a promoção dos destinos brasileiros junto ao mercado nipônico.
Celso Sabino foi recebido por Masaki Otsuka, gerente geral da JTB Corp., e por Masaki Fumioka, representante da divisão brasileira da empresa. No encontro, o ministro estabeleceu como meta o recebimento de 500 mil turistas japoneses por ano. “Temos conseguido excelentes resultados, mas os números ainda estão aquém do que desejamos e parcerias como esta que estamos buscando hoje, com uma empresa tão sólida e que tem uma forte presença no Brasil, será uma ferramenta importante para atingirmos nossa meta”, afirmou Sabino.
Os dados de entrada de japoneses no Brasil vêm apresentando crescimento: em 2023, foram registrados 42.341 visitantes, número que subiu para 61.129 em 2024. Até março deste ano, 15.491 turistas do Japão já haviam visitado o país.
Durante a reunião, também foi discutida a ampliação da conectividade aérea entre Brasil e Japão, com incentivo a novas rotas ou maior frequência de voos, e o fortalecimento da promoção internacional para despertar o interesse do viajante japonês por destinos brasileiros menos tradicionais.
Masaki Otsuka destacou a importância da diversidade na oferta turística do Brasil e a necessidade de apresentá-la com mais intensidade ao público japonês. Como contribuição, a embaixada do Brasil no Japão disponibilizou seu espaço para ações promocionais que evidenciem o patrimônio cultural, natural e gastronômico do país.