A R3 Viagens lançou uma plataforma de Business Intelligence (BI) voltada à gestão de viagens corporativas, integrando recursos de machine learning e um inédito módulo de indicadores ESG. A solução alia controle financeiro, inteligência preditiva e análise ambiental, possibilitando que empresas otimizem custos e mensurem o impacto de carbono gerado por seus deslocamentos.
“Não basta saber quanto se gastou em uma viagem. Hoje é essencial compreender também o impacto ambiental que ela causou”, afirma Wilson Silva, diretor de marketing e tecnologia da R3 Viagens.
A ferramenta traz dados consolidados por centro de custo, colaborador ou unidade, além de estimar quantas árvores seriam necessárias para neutralizar as emissões de CO₂ — com base em parâmetros internacionais que consideram que uma árvore absorve, em média, de 150 kg a 300 kg de CO₂ ao longo do ciclo de vida. A empresa estuda, ainda, integrar à plataforma a possibilidade de aquisição facilitada de créditos de carbono com parceiros certificados.
A solução também se destaca pela aplicação de machine learning para simulação de cenários ideais de compra, indicando potenciais de economia caso as reservas fossem feitas com maior antecedência. “Estamos vivendo uma transformação no modo como as empresas gerenciam suas viagens. Oferecer visibilidade total — custos, comportamento e impacto ambiental — é dar ao gestor o poder de tomar decisões mais inteligentes e responsáveis”, afirma Roberto Ruíz Júnior, CEO da R3 Viagens.