O Brasil sediou, na última sexta-feira (9), a 2ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho de Turismo do Brics, com o objetivo de alinhar a elaboração da Declaração Ministerial conjunta. Conduzido pela secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, o encontro reuniu representantes da China, Etiópia, Rússia, África do Sul, Emirados Árabes, Egito, Índia e Irã, além da Onu Turismo e da Embratur.
Entre os principais temas debatidos estão a regionalização do turismo, estratégias para atração de nômades digitais e o fomento a um turismo sustentável, resiliente e regenerativo. A reunião faz parte da programação oficial da presidência brasileira no Brics em 2024, guiada pelo lema “Fortalecer a Cooperação do Sul Global por uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”.
“Sabemos o quanto o turismo é uma ferramenta poderosa para unir culturas, movimentar economias e gerar desenvolvimento. Hoje temos uma grande oportunidade de discutir e aprovar documentos que mostrem como o setor pode ser um vetor real de desenvolvimento sustentável nos países”, afirmou Ana Carla Lopes.
Experiências brasileiras ganham destaque
Durante a reunião, os países apresentaram experiências de sucesso no setor turístico e avançaram na consolidação de relatórios técnicos que darão base à declaração oficial do Brics. O Brasil compartilhou dois cases de destaque reconhecidos nacionalmente por aliar turismo e preservação ambiental.
O primeiro é o turismo de base comunitária da Praia do Patacho (AL), dentro da Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais, que combina geração de renda com conservação do peixe-boi-marinho, espécie ameaçada de extinção. O segundo é a Biofábrica de Corais, instalada em Porto de Galinhas (PE), que promove a recuperação de recifes com participação ativa da comunidade local nos cultivos e passeios turísticos.
“O Brasil é um país com grande biodiversidade aquática. Nesse contexto, o turismo de base comunitária se apresenta como alternativa de baixo impacto que valoriza a identidade cultural dos povos tradicionais”, destacou Édipo Araújo, ministro em exercício da Pesca e Aquicultura, presente na reunião.
A próxima etapa será a Reunião Ministerial do Turismo do Brics, que acontece na segunda-feira (12), no Palácio do Itamaraty, em Brasília. Os ministros dos países-membros avaliarão as propostas elaboradas durante os encontros técnicos e votarão a versão final da Declaração Ministerial. O documento reunirá os compromissos conjuntos para o fortalecimento da cooperação turística entre os países do bloco.