BRL - Moeda brasileira
EUR
6,37
USD
5,42
Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

Justiça autoriza Voepass a arrendar slots a outras companhias aéreas

Decisão liminar foi concedida após a Anac redistribuir 28 autorizações de pouso e decolagem da empresa em Congonhas e Guarulhos

A Voepass obteve uma liminar na Justiça que autoriza o arrendamento de seus slots (autorizações de pouso e decolagem) a outras companhias aéreas. A decisão ocorre após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) liberar 28 slots da empresa nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, em função da suspensão das operações da Voepass.

A companhia está impedida de voar desde março, quando a Anac identificou falhas em critérios de segurança operacional durante auditoria motivada por um acidente aéreo ocorrido em agosto de 2024, em Vinhedo (SP), que resultou na morte de 62 pessoas. O episódio agravou a situação financeira da empresa, que entrou com pedido de recuperação judicial.

Com a decisão judicial, a Voepass poderá arrendar os slots temporariamente como forma de gerar receita, evitar a falência, manter empregos e quitar dívidas. A companhia argumentou que a estratégia visa garantir a continuidade das atividades enquanto cumpre as exigências impostas pela agência reguladora.

Em março, a Anac havia decidido manter os slots da Voepass em Congonhas e Guarulhos, mediante o cumprimento do índice mínimo de regularidade de 80% das operações programadas. No entanto, a empresa não conseguiu comprovar sua capacidade de retomada segura, o que levou à liberação temporária dos slots a outras companhias.

No pedido judicial, a Voepass alegou que já atendeu parte das exigências da Anac e que outras estão em processo de avaliação ou revisão. A decisão liminar permite à empresa negociar os slots com outras aéreas, desde que sejam mantidas as exigências mínimas de operação previstas para os terminais paulistas.

 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS