A Qatar Airways formalizou um pedido de 160 aeronaves de fuselagem larga com a Boeing, naquele que é considerado o maior contrato do tipo já firmado pela fabricante norte-americana. A cerimônia de assinatura ocorreu nesta quarta-feira (14) em Doha, no Catar, e contou com a presença do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O pedido inclui 130 unidades do Boeing 787 Dreamliner e 30 aeronaves do modelo 777-9, além de opções para adquirir mais 50 aviões, que poderão ser Dreamliners ou 777s, dependendo da escolha da companhia. Os prazos de entrega ainda não foram divulgados.
Segundo comunicado da Boeing, o contrato representa tanto o maior pedido de widebodies quanto o maior volume já solicitado de Dreamliners pela empresa. A Casa Branca estimou o valor do acordo em US$ 96 bilhões, embora esse número possivelmente não considere os descontos habituais praticados em compras de aeronaves comerciais, segundo o Wall Street Journal.
A assinatura contou ainda com a presença de Kelly Ortberg, CEO da Boeing; Badr Mohammed Al Meer, CEO da Qatar Airways; e o emir do Catar, Sheikh Tamim bin Hamad al-Thani.
O evento ocorre dias após a imprensa noticiar que a família real do Catar ofereceu a Trump um Boeing 747 para substituir os aviões usados como Air Force One.