BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Argentina passa a exigir seguro de saúde para todos os turistas

Decreto assinado por Javier Milei também endurece regras para obtenção de cidadania e permite cobrança de mensalidade de estrangeiros em universidades públicas

O governo da Argentina anunciou nesta quarta-feira (14) um novo decreto que endurece as regras de imigração no país. A medida mais imediata é a obrigatoriedade da apresentação de seguro de saúde por todos os turistas estrangeiros, com efeito imediato.

De acordo com o comunicado oficial da presidência, a decisão visa conter o chamado “turismo sanitário” e garantir a sustentabilidade do sistema público de saúde. “Os pagadores de impostos não devem sofrer as consequências de estrangeiros que entram unicamente para fazer uso e abuso de recursos que não lhes pertencem”, declarou o governo.

Segundo Javier Milei, presidente argentino, apenas em 2024, o atendimento médico a estrangeiros em hospitais nacionais gerou um gasto aproximado de 114 bilhões de pesos argentinos (cerca de R$ 567 milhões).

Além do seguro obrigatório, o decreto estabelece novas medidas com impacto direto sobre turistas e imigrantes:

  • Educação: universidades públicas argentinas passam a ter permissão para cobrar mensalidades de estudantes estrangeiros residentes temporários.
  • Criminalidade: está proibida a entrada no país de estrangeiros condenados, independentemente da pena. Aqueles que cometerem crimes na Argentina também serão deportados.
  • Cidadania: para solicitar a cidadania argentina, o estrangeiro deverá comprovar residência contínua de pelo menos dois anos ou ter realizado um investimento relevante no país.
  • Residência permanente: exigirá comprovação de meios de subsistência e ausência de antecedentes criminais.

“A sociedade elegeu o presidente Javier G. Milei com o mandato de promover a reconstrução da Argentina, garantir que o dinheiro dos pagadores de impostos seja utilizado em benefício deles, e não daqueles que abusam de nossos serviços públicos; que os que delinquirem não entrem ou sejam expulsos do país; e que obter a residência permanente ou cidadania seja um trâmite exigente. Isso constitui um passo fundamental nessa direção”, finaliza o comunicado.

O comunicado foi divulgado no mesmo dia em que o Consulado da Argentina promoveu um evento para reforçar laços com o mercado brasileiro e celebrar a Semana Argentina no Brasil.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Kamilla Alves
Kamilla Alves
Gestora Web - E-mail: milla@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Entre pinheiros, sabores e silêncios

Campos do Jordão reposiciona sua imagem, rompe a sazonalidade e se firma como destino de quatro estações com experiências culturais, naturais, gastronômicas e de luxo

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Ataque ao Irã: milhares de voos...

Espaço aéreo sobre Israel, Irã, Iraque e Jordânia foi fechado; passageiros enfrentam atrasos, redirecionamentos e incerteza quanto à retomada dos serviços

Israel fecha embaixada em Brasília e...

Decisão ocorre em meio à escalada de tensão entre os dois países; não há previsão para reabertura das unidades diplomáticas

Indonésia eleva alerta para máximo após...

Coluna de cinzas atinge 10 mil metros de altura na ilha de Flores; autoridades recomendam evacuação em área de risco

NEWSLETTER

    AGENDA

    IPW

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS