A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) participa da Avistar Brasil 2025, considerado o principal evento de observação de natureza da América Latina. Realizado entre os dias 16 e 18 de maio no Jardim Botânico de São Paulo, a edição deste ano reúne cerca de 12 mil visitantes e mais de 130 expositores.
Durante o evento, a Setur-SP apresentou os novos Roteiros de Observação de Vida Silvestre, uma publicação eletrônica com sugestões de atividades voltadas à observação de aves. A iniciativa contempla destinos nas regiões turísticas do Litoral Norte, Mantiqueira Paulista, Circuito das Águas, Cuesta Paulista, Maravilhas do Rio Grande e Vale do Ribeira.
Com 824 espécies de aves catalogadas e mais de 50 parques estaduais, São Paulo figura entre os principais destinos brasileiros para a prática de birdwatching. “Um estado que, além da biodiversidade, oferece conectividade, estrutura e hospitalidade”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena.
A participação da Setur-SP no Avistar Brasil inclui também uma apresentação no Fórum Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre, atendimentos em estande próprio e ações em parceria com instituições como Fundação Florestal, Parquetur e o Polo de Turismo de São Paulo.
Entre os destinos destacados, Ubatuba lidera com mais de 500 espécies de aves registradas. Já São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, é apontado como local para observação de aves ameaçadas, como o sabiá-cica e o papagaio-de-peito-roxo. A capital paulista também aparece no levantamento com 372 espécies, número superior ao total registrado em países como Chile e Portugal, segundo a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.
A atividade, que pode ser realizada com ou sem equipamentos específicos, como binóculos e câmeras fotográficas, vem ganhando espaço como produto turístico. A Setur-SP disponibiliza em seu site um guia temático com imagens, indicações de parques e áreas verdes, além de informações sobre arte, cultura e gastronomia das regiões mapeadas.