BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

São Paulo lança roteiros de vida silvestre na Avistar Brasil 2025

Iniciativa da Setur-SP promove destinos com biodiversidade e reforça o ecoturismo como atrativo turístico estadual

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) participa da Avistar Brasil 2025, considerado o principal evento de observação de natureza da América Latina. Realizado entre os dias 16 e 18 de maio no Jardim Botânico de São Paulo, a edição deste ano reúne cerca de 12 mil visitantes e mais de 130 expositores.

Durante o evento, a Setur-SP apresentou os novos Roteiros de Observação de Vida Silvestre, uma publicação eletrônica com sugestões de atividades voltadas à observação de aves. A iniciativa contempla destinos nas regiões turísticas do Litoral Norte, Mantiqueira Paulista, Circuito das Águas, Cuesta Paulista, Maravilhas do Rio Grande e Vale do Ribeira.

Com 824 espécies de aves catalogadas e mais de 50 parques estaduais, São Paulo figura entre os principais destinos brasileiros para a prática de birdwatching. “Um estado que, além da biodiversidade, oferece conectividade, estrutura e hospitalidade”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena.

A participação da Setur-SP no Avistar Brasil inclui também uma apresentação no Fórum Nacional de Turismo de Observação de Vida Silvestre, atendimentos em estande próprio e ações em parceria com instituições como Fundação Florestal, Parquetur e o Polo de Turismo de São Paulo.

Entre os destinos destacados, Ubatuba lidera com mais de 500 espécies de aves registradas. Já São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos, é apontado como local para observação de aves ameaçadas, como o sabiá-cica e o papagaio-de-peito-roxo. A capital paulista também aparece no levantamento com 372 espécies, número superior ao total registrado em países como Chile e Portugal, segundo a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente.

A atividade, que pode ser realizada com ou sem equipamentos específicos, como binóculos e câmeras fotográficas, vem ganhando espaço como produto turístico. A Setur-SP disponibiliza em seu site um guia temático com imagens, indicações de parques e áreas verdes, além de informações sobre arte, cultura e gastronomia das regiões mapeadas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Entre pinheiros, sabores e silêncios

Campos do Jordão reposiciona sua imagem, rompe a sazonalidade e se firma como destino de quatro estações com experiências culturais, naturais, gastronômicas e de luxo

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Ataque ao Irã: milhares de voos...

Espaço aéreo sobre Israel, Irã, Iraque e Jordânia foi fechado; passageiros enfrentam atrasos, redirecionamentos e incerteza quanto à retomada dos serviços

Indonésia eleva alerta para máximo após...

Coluna de cinzas atinge 10 mil metros de altura na ilha de Flores; autoridades recomendam evacuação em área de risco

Israel fecha embaixada em Brasília e...

Decisão ocorre em meio à escalada de tensão entre os dois países; não há previsão para reabertura das unidades diplomáticas

NEWSLETTER

    AGENDA

    IPW

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS