BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

São Paulo recebe 1 milhão de turistas internacionais no 1º quadrimestre e bate recorde

Estado cresce 24% em relação a 2024 e impulsiona desempenho nacional, que já alcança 64% da meta anual da Embratur

O Estado de São Paulo registrou um marco histórico no turismo internacional ao ultrapassar, pela primeira vez, a marca de 1 milhão de visitantes estrangeiros no primeiro quadrimestre do ano. De janeiro a abril de 2025, foram contabilizadas 1.020.851 chegadas, segundo dados da Embratur, Polícia Federal e Ministério do Turismo, disponíveis no Portal de Dados da Embratur. O número representa um aumento de 24% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 818.456 visitantes.

Esse desempenho coloca São Paulo como um dos principais protagonistas da retomada e crescimento do turismo internacional no Brasil, impulsionando o avanço nacional. No total, o país recebeu 4.425.888 turistas estrangeiros no mesmo intervalo, crescimento de 51% em comparação ao ano anterior, e equivalente a 64% da meta de 6,9 milhões prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) para 2025. Trata-se do melhor resultado já registrado para o primeiro quadrimestre desde o início da série histórica, em 1970.

Os dados apontam ainda que somente em abril o país recebeu 686.239 turistas de fora, crescimento de 72% ante o mesmo mês do ano anterior. Com o ritmo atual, o Brasil já atingiu mais da metade da meta de 8,1 milhões de visitantes internacionais prevista até 2027, refletindo o fortalecimento da imagem do país no exterior, bem como estratégias eficazes de promoção e aumento da conectividade aérea.

Segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, o bom desempenho é fruto de ações estratégicas de reposicionamento do Brasil como destino confiável e sustentável. “Recuperamos nossa reputação e credibilidade como um país democrático, aliado da humanidade. São Paulo, que concentra a maior conectividade aérea do país, é fundamental para alcançarmos essas marcas”, afirmou. Ele também adiantou o lançamento do novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil, com foco em inteligência de dados e estratégias segmentadas.

Entre os principais emissores de turistas para São Paulo estão Argentina (178.751, alta de 100,8%), Estados Unidos (156.237, alta de 10,3%), Chile (102.498, alta expressiva), Alemanha (44.599, +18,8%) e Portugal (41.208, +30,7%).

Em nível nacional, os destaques seguem liderados pela Argentina, com mais de 2,1 milhões de visitantes, seguida por Chile, Estados Unidos, Paraguai e Uruguai. Já entre os europeus, Portugal, França, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha somaram mais de 480 mil turistas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Argentina passa a exigir seguro de...

Decreto assinado por Javier Milei também endurece regras para obtenção de cidadania e permite cobrança de mensalidade de estrangeiros em universidades públicas

HotelDo premia agentes de viagens Top...

Cerimônia celebrou os destaques em vendas da operadora durante jantar promovido com apoio de parceiros em Maceió (AL)

Terremoto de magnitude 6,0 atinge região...

Autoridades gregas pedem que turistas se afastem das áreas costeiras; Samaria Gorge é temporariamente fechada

Argentina realiza evento para reforçar a...

Evento realizado no restaurante Corrientes 348, em São Paulo, celebrou a Semana Argentina com pratos típicos, vinhos e reforço dos laços comerciais e turísticos com o Brasil.

Visite São Paulo e Abrasel destacam...

Encontro exclusivo para associados discutiu segurança pública, calendário de eventos e ações para valorizar a gastronomia paulista

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS