A Azul Linhas Aéreas recebeu o Prêmio ESG da Associação Brasileira de ESG na categoria Conservação da Biodiversidade, durante o Congresso Nacional ESG, realizado em São Paulo. O reconhecimento foi concedido pela atuação do Movimento ARA – Todas as Amazônias sob o Mesmo Céu Azul –, voltado ao fortalecimento da sociobioeconomia e do desenvolvimento sustentável na região Norte do Brasil.
Criado com o objetivo de apoiar cadeias produtivas locais e populações tradicionais, o Movimento ARA já beneficia mais de 70 empreendedores e cooperativas amazônicas. A ação conecta iniciativas de manejo sustentável da floresta a novos mercados, promovendo a conservação ambiental e o fortalecimento econômico regional.
Filipe Alvarez, gerente de Sustentabilidade e Governança da Azul, recebeu a premiação e participou do painel “Desenvolvimento Comunitário e Impacto Social”, no qual compartilhou a trajetória e os resultados do Movimento ARA. “Na ocasião, pude compartilhar a trajetória do Movimento ARA e seu impacto positivo na sustentabilidade, sociobioeconomia e desenvolvimento de comunidades tradicionais por meio de parcerias com cadeias produtivas locais, mostrando como o setor privado pode gerar valor real e duradouro quando conecta propósito e negócio”, afirmou.
Além de destacar o papel do setor privado no avanço de políticas sustentáveis, Alvarez celebrou a premiação como um marco para a companhia. “Receber um reconhecimento dessa envergadura reforça a importância de iniciativas sustentáveis integradas ao modelo de negócio, fazendo com que a sustentabilidade deixe de ser acessória e passe a fazer parte do core da empresa, com impacto ampliado, duradouro e conectado verdadeiramente à sociedade”, completou.
Como parte do Movimento ARA, a Azul oferece descontos de até 80% no transporte de produtos amazônicos via Azul Cargo, contribuindo para a expansão da presença desses itens em mercados consumidores em outras regiões do país. A medida busca impulsionar negócios comprometidos com o uso sustentável da biodiversidade e, ao mesmo tempo, gerar renda local.
Durante o congresso, Filipe Alvarez também participou do lançamento do livro Liderança Visionária: conectando Sustentabilidade, Diversidade e Inteligência Artificial, obra coletiva com a colaboração de especialistas presentes no evento.
A Azul é atualmente a única companhia aérea no mundo com metas de redução e neutralização de carbono validadas pela Science Based Targets initiative (SBTi), vinculada ao Pacto Global da ONU, o que reforça o alinhamento da empresa com compromissos climáticos globais.