BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

PRT em Ação mobiliza gestores e reforça regionalização do turismo em SP

Evento do PRT em Ação reúne mais de 200 profissionais em São Paulo com oficinas, visitas técnicas e fortalecimento do Mapa do Turismo

Esta semana tem sido especialmente significativa para o turismo paulista com a realização do “PRT em Ação: o Mapa do Turismo até Você” —importante agenda promovida pelo Ministério do Turismo em parceria com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). A programação foi elaborada pela Interlocução Estadual do PRT/SP e reúne interlocutores municipais e regionais, além de presidentes das Instâncias de Governança Regionais de Turismo.

O evento marca a chegada do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) à capital paulista e acontece no Salão Nobre da Setur-SP desde a última quarta-feira (21), reunindo mais de 200 profissionais do setor. Esta ação contou com a presença de Roberto de Lucena, secretário estadual de Turismo.

“Este encontro é fundamental para esclarecer dúvidas, alinhar estratégias e incentivar a inclusão dos municípios no Mapa do Turismo, fortalecendo o turismo local e impulsionando o desenvolvimento regional. Neste primeiro dia, destacam-se as Regiões Turísticas: Mantiqueira Paulista, Cuesta Paulista, Circuito das Frutas, Caminhos do Tietê, Cavernas da Mata Atlântica e da Fé”, declara Lucena.

Éder Rafael, subsecretário de Gestão Corporativa da Setur-SP, conduziu a abertura institucional e reforçou o protagonismo do estado: “Somos privilegiados no tema Turismo. São 47 Regiões Turísticas e 355 municípios preparados para bem receber. Em 2024, recebemos 49 milhões de turistas, e a previsão para 2025 é de 51 milhões — com atrativos para todos os gostos”, revela. Vale dizer que o evento foi coordenado por Elaine Papoy, interlocutora Estadual do PRT no Estado de São Paulo, da Setur-SP, além de sua suplente, Maria Regina Germano.

Durante o evento do PRT em Ação, participaram também Ana Clemente, coordenadora de Turismo; Vanilson Fickert, chefe de assessoria; e Gregory Andrade, coordenador do Cadastur-SP; todos da Setur-SP. Um dos destaques foi a palestra de Vanessa Meneses, assessora de Gabinete, que apresentou o tema “Simplificando o TransfereGOV.BR”, com explicações práticas sobre a plataforma e seus benefícios.

À tarde, o público acompanhou apresentações técnicas de alto nível:

• Produtos e Roteiros da Região Mantiqueira Paulista – Aline Auxiliadora Arantes de Oliveira

• Desenvolvimento do Turismo na Cuesta Paulista – Roberta Leme   Sogayar

• Turismo Rural no Circuito das Frutas – Marcela Moro

• Novos Rumos para o Turismo Regional: RT Caminhos do Tietê – Prof. Fernando Figueiredo

• Cavernas da Mata Atlântica: Patrimônio Natural e Potencial Turístico – Vandir de Andrade Júnior

• Região da Fé: Onze Destinos Conectados por Espiritualidade e Emoções – Anderson Henrique Solcia

Outro momento importante foi a apresentação de Ana Carla Fernandes Moura, coordenadora-geral do Ministério do Turismo, que falou sobre a Nova Lei Geral do Turismo (Lei nº 14.978/2024) e o Plano Nacional de Turismo 2024–2027. Ana também anunciou a realização conjunta da 9ª edição do Salão Nacional do Turismo e do 2º Feirão do Turismo, de 21 a 23 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Programação continua até sexta

Nesta quinta-feira (22), acontece uma Oficina Prática do Mapa do Turismo Brasileiro, com foco na capacitação dos interlocutores municipais e regionais para uso da plataforma Sismapa —incluindo orientações sobre cadastramento, documentação e atendimento técnico personalizado.

A programação se encerra na sexta-feira (23) com uma visita técnica aos municípios de Itu e Salto, da Região Turística Roteiro dos Bandeirantes. A ação contará com a presença da equipe do Ministério do Turismo, das interlocutoras estaduais do PRT/SP-Setur e da Aprecesp, com o objetivo de mapear desafios, identificar oportunidades e propor melhorias para a gestão turística local.

Vale lembrar que, em 2025, o Programa de Regionalização do Turismo completa 21 anos de atuação, consolidando-se como uma das principais políticas públicas de estruturação do setor no Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Terremoto de magnitude 6,1 atinge Creta...

Epicentro foi registrado próximo a Heraclio; região enfrenta abalos frequentes desde o início do ano

Portugal adota novo controle migratório com...

Mudança pode causar filas em aeroportos; novos sistemas integram plano europeu de modernização de fronteiras

Fernando de Noronha ganha novos voos...

Com mais acessibilidade e reforço na malha aérea, arquipélago pernambucano fortalece vocação para o turismo consciente e de alto valor

Olímpia (SP) sanciona lei sobre cassinos...

Texto de Olímpia depende da aprovação de projeto no Congresso que legaliza jogos de azar em todo o Brasil

MTur e IFSul abrem 6 mil...

Iniciativa oferece formação a distância em áreas estratégicas, como recepção hoteleira, eventos e idiomas

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS