A terceira edição do Fórum de Turismo 60+, considerado o maior evento do setor voltado ao público sênior no Brasil, reuniu mais de 800 pessoas nesta segunda-feira (26), no Holiday Inn, em São Paulo. Com 45 expositores, a programação incluiu debates, apresentações culturais e a participação de celebridades como Nany People, tudo com o objetivo de impulsionar o turismo voltado à população com mais de 60 anos.
O evento reforçou o protagonismo da chamada economia prateada, que segundo a consultoria Data8, movimenta anualmente cerca de R$ 2 trilhões no Brasil. Esse poder de consumo vem se tornando cada vez mais relevante para o setor turístico, à medida que cresce a demanda por experiências autênticas, seguras e personalizadas por parte do público maduro.
Sergio Duque Estrada, fundador da Ativen e um dos principais articuladores da economia da longevidade no país, destacou a importância do evento para a transformação do setor. “O evento é importantíssimo na medida em que o turismo é um fator de crescimento para o país, de geração de riqueza, empregos e cultura. No Brasil, o turismo para maiores de 60 anos ainda está muito mal explorado e representa um oceano azul de possibilidades. Estamos juntando um setor que precisa crescer com uma população sedenta por novas experiências, por viver, por ser protagonista da própria vida”.
A energia e o engajamento do público também foram representados no palco. O grupo Master Dance, formado por dançarinas com mais de 60 anos, animou o evento com coreografias que homenagearam a banda Queen e músicas tradicionais brasileiras — um exemplo claro de que a idade não é barreira para se viver intensamente.
Martin Henkel, criador da SeniorLab, lembrou que o perfil desse público mudou. “As pessoas dessa faixa etária querem fazer coisas que não fizeram antes, e o turismo é uma forma segura e confortável de realizar isso. O consumidor 60+ quer experiências verdadeiras, quer se envolver, quer mais do que visitar um museu, quer conhecer o dono da padaria ao lado. O potencial é enorme”.
Diversos destinos brasileiros e internacionais também participaram da programação, como Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Portugal, Peru, Recife e empresas como BancorBrás, TAP, Club Med Brasil, Casa Grande Hotel Resort & Spa, Jurema e Gav Resorts. Todos apresentaram experiências adaptadas às necessidades e desejos do público 60+.
Ao encerrar o encontro, a idealizadora Ana Melo comemorou os resultados e já projetou a próxima edição. “Estamos mais que contentes com esta edição do Fórum de Turismo 60+. Recebemos um público engajado, parceiros incríveis e construímos pontes importantes para o desenvolvimento do turismo sênior no Brasil. A cada edição, percebemos como esse movimento cresce e ganha força. Já estamos trabalhando na próxima edição, que será ainda maior”.