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Hotelaria de SP cresce em abril e registra 61,29% de ocupação

Setor foi impulsionado pelos feriados da Semana Santa e Tiradentes, que favoreceram o desempenho da hotelaria nas macrorregiões turísticas

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (ABIH-SP) divulgou a 58ª edição da Pesquisa de Desempenho da Hotelaria do Estado de São Paulo, com dados referentes a abril de 2025. O levantamento aponta melhora geral nos principais indicadores do setor, impulsionada pelo calendário favorável, com o feriado prolongado da Semana Santa e Tiradentes entre os dias 18 e 21 de abril.

Na comparação com março de 2025, a taxa de ocupação (TO) apresentou crescimento de 1,07%, alcançando 61,29%. A diária média (DM) subiu 2,14%, chegando a R$ 511,76, e o RevPar (receita por apartamento disponível) teve avanço de 3,24%, fechando o mês em R$ 313,66. No acumulado do ano, os números também são positivos: TO de 57,31%, DM de R$ 499,48 e RevPar de R$ 286,46.

“O investimento nas praias é um trabalho de parceria do governo estadual com os municípios. Não considero um gasto, mas sim um investimento que nós fazemos e que traz receita para o nosso estado”, destaca Wanderlei Barbosa, governador do Tocantins. “Essas temporadas de praia movimentam a economia, gerando empregos, renda e sendo um excelente atrativo para turistas que vêm de outros estados”, complementa.

Feriado prolongado impulsiona ocupação

Durante o super feriado entre os dias 18 e 21 de abril, o setor registrou resultados expressivos. De acordo com a ABIH-SP, a capital paulista se destacou com a retomada de grandes feiras, enquanto a região da Alta Mogiana foi beneficiada pela Agrishow. No Litoral Paulista, a ocupação foi impulsionada pela alta demanda de lazer no período.

A entidade destaca ainda que, embora seis das 14 macrorregiões turísticas (MRTs) tenham registrado queda na taxa de ocupação, o desempenho positivo das demais compensou o recuo. O mesmo cenário foi observado nos indicadores de diária média e RevPar.

Entre os hotéis participantes, 49,53% se declararam da categoria Econômica, 41,12% Midscale e 9,35% Upscale. Em relação ao perfil principal de atividade, 50,47% atuam com foco no segmento Corporativo, 34,58% atendem ambos os públicos (corporativo e lazer) e **14,95% são exclusivamente voltados ao lazer.

Rentabilidade e mão de obra

A relação entre despesas e receitas também apresentou melhora: após quatro meses consecutivos de alta, a média de despesas caiu para 58,89% da receita em abril, com rentabilidade média de 41,11%. O índice de funcionários por unidade habitacional (Uhs) registrou leve queda, chegando a 0,50, o que representa uma redução de 3 pontos percentuais em relação a março.

Apesar da melhora, a ABIH-SP aponta que a contratação de mão de obra qualificada ainda é um desafio recorrente do setor.

Acessibilidade e gestão

Nesta edição, a pesquisa voltou a avaliar a oferta de Uhs adaptadas para pessoas com deficiência, identificando uma evolução de 69,6% em relação à segunda sondagem. Foram também coletadas informações sobre as adaptações implantadas pelas propriedades, ampliando a visão sobre acessibilidade na hotelaria paulista.

A ABIH-SP também reforçou a importância do Portal do Hoteleiro, plataforma voltada à capacitação e apoio à gestão hoteleira. Em abril, 63,75% dos associados declararam já ter acessado o portal, contra 41,27% no início do projeto. Entre os que ainda não acessaram, 16,25% demonstraram intenção de utilizá-lo futuramente.

Quando questionados sobre as maiores dificuldades na gestão hoteleira, os participantes apresentaram respostas distribuídas entre diversas áreas, o que indica desafios variados conforme o perfil da operação.

Amostragem e representatividade

A pesquisa de abril alcançou 93,33% das macrorregiões turísticas do Estado, com representatividade de 86,55% dos municípios respondentes e 96,99% das unidades habitacionais (Uhs) da amostra. Ao todo, 3.224 propriedades participaram do levantamento.

A ABIH-SP reforça a importância da participação dos associados na pesquisa para garantir uma base estatística sólida e confiável da hotelaria paulista. A íntegra do estudo pode ser acessada no Portal do Hoteleiro.

Vale dizer também que, nesta semana, a HSMAI debateu os desafios da hotelaria corporativa em encontro com líderes de Vendas e Marketing.

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