Gramado (RS) – Durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (30), representantes do poder público, da organização e parceiros do Connection Terroirs do Brasil reforçaram a relevância do evento no fortalecimento de territórios por meio das indicações geográficas (IGs). Com um aumento de 92,5% no número de IGs participantes nos últimos dois anos, o evento se consolida como o maior palco para debates sobre esse mercado.
Realizado de quarta-feira (28) até sábado (31), em Gramado, o Connection Terroirs reúne 52 IGs nesta edição. Promovido pela Rossi & Zorzanello com correalização do Sebrae, o evento vem ganhando cada vez mais destaque nacional ao unir turismo, gastronomia, sustentabilidade e valorização dos territórios brasileiros.
Confira os principais assuntos da coletiva:
Ricardo Bertolucci, secretário de Turismo de Gramado
Ricardo Bertolucci abriu a coletiva ressaltando o valor do Connection Terroirs não apenas como um evento que movimenta a cidade, mas que “enche o coração” dos moradores e participantes. Para ele, a autenticidade e a verdade na forma de fazer turismo em Gramado são o que garantem o sucesso duradouro do destino. O secretário destacou ainda a candidatura da Linha Bonita – uma das comunidades rurais do município – para reconhecimento internacional como uma das melhores vilas turísticas da ONU, enfatizando que a proposta é valorizar o interior como a “alma” de Gramado.
O secretário elogiou a capacidade visionária da organização do evento, em especial da Rossi & Zorzanello, e a parceria com o Sebrae. Para ele, Gramado é um exemplo de como uma cidade do interior pode se tornar um dos principais destinos turísticos do país por meio de autenticidade, inovação e histórias reais. “A história não é nossa. Cada capítulo envolve um novo personagem que são as pessoas que vêm viver essa história junto conosco”, afirmou.
Cristiane Mors, diretora de Vendas da Laghetto Hotéis
Representando a rede oficial do evento, Cristiane Mors ressaltou o orgulho da Laghetto em apoiar grandes encontros como o Connection Terroirs. A executiva destacou a trajetória de 36 anos da rede, nascida em Gramado, e o desafio de manter a essência da hospitalidade mesmo com a expansão para sete cidades e 23 hotéis. “Temos 3.200 apartamentos e mais de 1.200 colaboradores, mas nossa prioridade é manter o DNA gramadense”, disse.
Ela reforçou o papel da hotelaria como porta de entrada para experiências memoráveis e enfatizou que o envolvimento com eventos como o Connection reforça os laços com a comunidade local e valoriza o turismo regional. “Nossa missão é receber com empatia e afeto, como um abraço que transcende culturas e fronteiras”, declarou.
André Bordignon e Maíra Fontanelle, do Sebrae
André e Maíra apresentaram os números e impactos das indicações geográficas no país, reforçando o papel do Sebrae no desenvolvimento de territórios com potencial para reconhecimento. Atualmente, são 134 IGs registradas, 43 aguardando análise e 64 sendo estruturadas.
O Sebrae também divulgou resultados parciais da feira do Connection: R$ 40,5 mil em vendas ao consumidor no primeiro dia e expectativa de R$ 110 mil em negócios B2B para os próximos seis meses. A dupla destacou o valor imensurável do evento, não apenas nos números, mas no impacto emocional e de autoestima para os produtores. “Tem gente que nunca imaginou estar aqui. Isso amplia os sonhos dessas pessoas”, pontuou Maíra.
Marta Rossi, fundadora da Rossi & Zorzanello
Marta compartilhou a origem da empresa, que nasceu há 37 anos no sótão de um hotel em Gramado, e emocionou ao relembrar as raízes da parceria com a rede Laghetto. Para ela, o segredo da longevidade está na inquietude e na constante busca por aprendizado. “Quem quer continuar no mercado, principalmente no Turismo, tem que estudar muito e nunca parar”, afirmou.
Ela também reforçou a importância de manter os vínculos pessoais e profissionais ao longo do tempo e celebrou a paixão transmitida entre gerações pela cidade. “Meus pais, meus avós, meus tios-avós me deram essa energia de amor pela cidade.”
Eduardo Zorzanello, sócio-diretor da Rossi & Zorzanello
Eduardo falou sobre a importância de manter o propósito, mesmo diante de adversidades pessoais, e destacou o papel do Connection como um evento de construção de histórias. Ele elogiou o envolvimento das novas gerações e a necessidade de “rejuvenescer” o destino turístico, conectando tradição e inovação. “Hoje todos estamos envelhecidos pela digitalização. Cabe a nós entender as novas gerações e criar conexões”, disse.
Ele também reconheceu a importância das indicações geográficas para a autenticidade dos produtos e territórios e ressaltou que o evento vai além da venda: promove identidade, história e cultura. “O Connection não é uma simples feira. É um evento com sensações únicas, que valoriza tudo que o Brasil tem de mais original”, finalizou.
O Brasilturis viaja a convite da Rossi & Zorzanello e com proteção da Affinity Seguros.