BRL - Moeda brasileira
EUR
6,30
USD
5,66

Coletiva de imprensa destaca força e orgulho do Connection Terroirs

Gramado (RS) – Durante coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (30), representantes do poder público, da organização e parceiros do Connection Terroirs do Brasil reforçaram a relevância do evento no fortalecimento de territórios por meio das indicações geográficas (IGs). Com um aumento de 92,5% no número de IGs participantes nos últimos dois anos, o evento se consolida como o maior palco para debates sobre esse mercado.

Realizado de quarta-feira (28) até sábado (31), em Gramado, o Connection Terroirs reúne 52 IGs nesta edição. Promovido pela Rossi & Zorzanello com correalização do Sebrae, o evento vem ganhando cada vez mais destaque nacional ao unir turismo, gastronomia, sustentabilidade e valorização dos territórios brasileiros.

Confira os principais assuntos da coletiva:

Ricardo Bertolucci, secretário de Turismo de Gramado
Ricardo Bertolucci abriu a coletiva ressaltando o valor do Connection Terroirs não apenas como um evento que movimenta a cidade, mas que “enche o coração” dos moradores e participantes. Para ele, a autenticidade e a verdade na forma de fazer turismo em Gramado são o que garantem o sucesso duradouro do destino. O secretário destacou ainda a candidatura da Linha Bonita – uma das comunidades rurais do município – para reconhecimento internacional como uma das melhores vilas turísticas da ONU, enfatizando que a proposta é valorizar o interior como a “alma” de Gramado.

O secretário elogiou a capacidade visionária da organização do evento, em especial da Rossi & Zorzanello, e a parceria com o Sebrae. Para ele, Gramado é um exemplo de como uma cidade do interior pode se tornar um dos principais destinos turísticos do país por meio de autenticidade, inovação e histórias reais. “A história não é nossa. Cada capítulo envolve um novo personagem que são as pessoas que vêm viver essa história junto conosco”, afirmou.

Cristiane Mors, diretora de Vendas da Laghetto Hotéis
Representando a rede oficial do evento, Cristiane Mors ressaltou o orgulho da Laghetto em apoiar grandes encontros como o Connection Terroirs. A executiva destacou a trajetória de 36 anos da rede, nascida em Gramado, e o desafio de manter a essência da hospitalidade mesmo com a expansão para sete cidades e 23 hotéis. “Temos 3.200 apartamentos e mais de 1.200 colaboradores, mas nossa prioridade é manter o DNA gramadense”, disse.

Ela reforçou o papel da hotelaria como porta de entrada para experiências memoráveis e enfatizou que o envolvimento com eventos como o Connection reforça os laços com a comunidade local e valoriza o turismo regional. “Nossa missão é receber com empatia e afeto, como um abraço que transcende culturas e fronteiras”, declarou.

André Bordignon e Maíra Fontanelle, do Sebrae
André e Maíra apresentaram os números e impactos das indicações geográficas no país, reforçando o papel do Sebrae no desenvolvimento de territórios com potencial para reconhecimento. Atualmente, são 134 IGs registradas, 43 aguardando análise e 64 sendo estruturadas.

O Sebrae também divulgou resultados parciais da feira do Connection: R$ 40,5 mil em vendas ao consumidor no primeiro dia e expectativa de R$ 110 mil em negócios B2B para os próximos seis meses. A dupla destacou o valor imensurável do evento, não apenas nos números, mas no impacto emocional e de autoestima para os produtores. “Tem gente que nunca imaginou estar aqui. Isso amplia os sonhos dessas pessoas”, pontuou Maíra.

Marta Rossi, fundadora da Rossi & Zorzanello
Marta compartilhou a origem da empresa, que nasceu há 37 anos no sótão de um hotel em Gramado, e emocionou ao relembrar as raízes da parceria com a rede Laghetto. Para ela, o segredo da longevidade está na inquietude e na constante busca por aprendizado. “Quem quer continuar no mercado, principalmente no Turismo, tem que estudar muito e nunca parar”, afirmou.

Ela também reforçou a importância de manter os vínculos pessoais e profissionais ao longo do tempo e celebrou a paixão transmitida entre gerações pela cidade. “Meus pais, meus avós, meus tios-avós me deram essa energia de amor pela cidade.”

Eduardo Zorzanello, sócio-diretor da Rossi & Zorzanello
Eduardo falou sobre a importância de manter o propósito, mesmo diante de adversidades pessoais, e destacou o papel do Connection como um evento de construção de histórias. Ele elogiou o envolvimento das novas gerações e a necessidade de “rejuvenescer” o destino turístico, conectando tradição e inovação. “Hoje todos estamos envelhecidos pela digitalização. Cabe a nós entender as novas gerações e criar conexões”, disse.

Ele também reconheceu a importância das indicações geográficas para a autenticidade dos produtos e territórios e ressaltou que o evento vai além da venda: promove identidade, história e cultura. “O Connection não é uma simples feira. É um evento com sensações únicas, que valoriza tudo que o Brasil tem de mais original”, finalizou.

O Brasilturis viaja a convite da Rossi & Zorzanello e com proteção da Affinity Seguros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Sítio do Picapau Amarelo abre 55...

Operado pelo Grupo Forma, Sítio do Picapau Amarelo é o único oficial e licenciado pelas Organizações Globo e família Monteiro Lobato

Campos do Jordão investe em luxo...

Destino recebeu consultores da Goya Travel, do grupo Copastur, para reforçar posicionamento no segmento premium nacional

Gol altera política de assentos e...

Medida afeta tarifas Light e Promo; clientes passam a ter assento atribuído automaticamente a partir de 60 horas antes do voo

Justiça nega recuperação judicial à Voepass,...

Companhias aéreas do grupo Voepass foram excluídas da decisão por estarem com as operações suspensas por determinação da Anac

Brasilturis 896 – Maio 2025

UM NOVO CONTINENTE EM ALTO-MAR - MSC World America...

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS