BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,42
Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

Festas juninas devem atrair mais de 500 mil turistas ao interior e litoral paulista

Celebrando tradições e movimentando a economia, arraiás de São Paulo devem gerar R$ 389 milhões em viagens com pernoite até agosto

A temporada de festas juninas no Estado de São Paulo promete ser uma das mais movimentadas dos últimos anos. Segundo estimativa do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (Ciet), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado (Setur-SP), os festejos típicos devem atrair cerca de 520 mil turistas entre junho e agosto, resultando em um impacto econômico direto de R$ 389 milhões — considerando apenas viagens com pernoite.

Além de impulsionar o setor turístico, os eventos reforçam as tradições e o sentimento de pertencimento entre as comunidades locais. “As festas juninas manifestam a nossa identidade, fortalecem laços comunitários, estimulam o turismo interno e as viagens”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

A pesquisa do Ciet aponta que 88% dos municípios que realizam festejos juninos esperam receber visitantes de outras cidades. A taxa média de ocupação hoteleira estimada para o período é de 64%, evidenciando o crescimento da demanda por hospedagem em cidades do interior e do litoral paulista. Ainda de acordo com o levantamento, 97% das prefeituras reconhecem as festas como importantes ferramentas de preservação cultural.

Entre os destaques do calendário está o Rodeo Show de Pauliceia, no oeste do Estado, que alia tradições sertanejas com shows musicais e atrai visitantes de toda a região. Já em Mirandópolis, a Quermesse do Padroeiro anima as noites de junho com barracas de comidas típicas, bebidas, jogos e celebrações religiosas. Em Laranjal Paulista, a tradicional Festa de São João Batista chega à sua 141ª edição com uma programação que inclui apresentações culturais, gastronomia junina e atividades voltadas para toda a família.

Com a chegada do inverno e das férias escolares, o turismo de eventos ganha fôlego, estimulando não apenas o setor de hospedagem, mas também os serviços de alimentação, transporte e comércio local. As festas juninas, além de celebrarem os santos católicos e resgatarem raízes culturais, também se mostram uma ferramenta potente para o desenvolvimento do turismo regional e da economia criativa em São Paulo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS