O Brasil registrou seu melhor desempenho histórico na entrada de turistas estrangeiros em um primeiro semestre. De janeiro a junho de 2025, desembarcaram no país 5.332.111 visitantes internacionais, segundo dados da Polícia Federal. O volume representa um crescimento de 48,2% em relação ao mesmo período de 2024 e equivale a 77,3% da meta de 6,9 milhões de turistas estipulada para todo o ano dentro do Plano Nacional de Turismo 2024-2027. Caso o ritmo se mantenha, o Brasil poderá ultrapassar, ainda em 2025, o objetivo total de 8,1 milhões de visitantes previsto apenas para 2027.
Somente no mês de junho, o país recebeu 444.882 turistas estrangeiros – um salto de 33,8% em relação ao mesmo mês do ano anterior, com mais de 112 mil chegadas adicionais. A liderança no ranking de emissores segue com a Argentina, que enviou 2.323.891 visitantes no semestre. Em seguida aparecem Chile (442.993) e Estados Unidos (410.189), que também demonstram crescimento expressivo.
“O turismo no Brasil deixou de ser potencial e virou realidade. Estamos chegando nos patamares de chegada de turistas estrangeiros que o nosso país merece, num nível de crescimento que é o maior do mundo hoje”, destacou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Para ele, o avanço tem sido impulsionado por ações articuladas da Embratur e do Ministério do Turismo, que buscam promover o país de forma mais ampla e diversa, indo além da imagem tradicional de sol e praia. “Isso tem gerado novos investimentos, milhares de empregos e renda em todo o país”, completou.
Na avaliação do Ministro do Turismo, Celso Sabino, o recorde é reflexo de uma estratégia estruturada: “Estamos vivendo o melhor momento do turismo brasileiro. Esses recordes são fruto de investimentos em infraestrutura, ampliação da malha aérea, capacitação de profissionais e ações estratégicas de promoção internacional”, afirmou. Ele também destacou o diferencial competitivo do Brasil, que combina natureza exuberante, cultura rica e gastronomia diversa.