A chegada das férias de julho reacendeu o apetite dos brasileiros por viagens internacionais — e, com ela, o dólar voltou a ocupar posição de destaque nas casas de câmbio do país. Levantamento realizado pela Travelex Confidence, especialista global em câmbio, revelou que a moeda norte-americana foi responsável por 47,7% das transações realizadas entre abril e junho de 2025, superando o euro e se consolidando como a moeda mais procurada às vésperas da alta temporada.
O dado representa uma alta de 9,9% em relação ao mesmo período de 2024, quando o dólar ocupava a segunda colocação. “Observamos que a procura pelo dólar voltou a crescer com força em 2025, mesmo em um cenário de oscilação cambial. O Mundial de Clubes nos Estados Unidos foi um fator pontual que certamente contribuiu para essa alta”, comenta Jorge Arbex, diretor do Grupo Travelex Confidence. Segundo ele, eventos internacionais e o desejo de realizar grandes experiências continuam influenciando o comportamento do viajante, que se adapta à volatilidade, mas não abre mão da viagem.
Com isso, o euro passou a representar 42,5% do volume total de transações, uma queda de 3,25% frente ao ano anterior. A movimentação reflete mudanças no comportamento do turista brasileiro, que tem direcionado suas escolhas a destinos com menor impacto cambial. Países como Estados Unidos, República Dominicana e Caribe lideram as intenções de viagem, enquanto outros da América do Sul, como Argentina e Chile, também ganham espaço pela proximidade e melhor relação custo-benefício.
Entre os destaques do estudo está a expressiva alta de 196,7% nas transações com o peso argentino, que passou de 0,09% para 0,28% do total movimentado. “A combinação de passagens acessíveis, proximidade e atrações de inverno, além da estabilidade recente do câmbio, criou uma janela de oportunidade para quem busca uma viagem internacional com custo-benefício competitivo”, explica Arbex.
Além da Argentina, a Cativa Operadora — parceira da Travelex Confidence — apontou que os destinos mais procurados para as férias de julho foram República Dominicana, Chile, Turquia, Itália e Estados Unidos. A gerente de Marketing da empresa, Giovana Buzato, reforça que a volatilidade do câmbio influencia diretamente na definição do roteiro. “O consumidor tende a buscar destinos com moeda mais favorável, como países da América do Sul, que oferecem pacotes promocionais e melhor custo-benefício.”
O levantamento da Travelex também traça o perfil de quem mais compra moeda estrangeira. Homens representam 54,3% das transações no período, com predominância da faixa etária entre 46 e 70 anos (33,3%). Ao somar homens e mulheres acima dos 45 anos, o grupo representa 72,3% dos compradores, evidenciando um público mais experiente e com maior planejamento financeiro para viagens internacionais.
Com os dados, o mercado turístico confirma uma tendência: mesmo diante das flutuações econômicas, o brasileiro mantém o desejo de viajar, redefinindo rotas e preferências com base no câmbio — mas sem abdicar da experiência internacional.