BRL - Moeda brasileira
EUR
6,46
USD
5,53

Euro cresce 23% em maio, mas dólar segue líder no câmbio

Volume de euro negociado aumenta com proximidade do verão europeu, aponta levantamento da Travelex Confidence

Em maio de 2025, o euro registrou aumento de 23% no volume de transações em comparação com abril, segundo levantamento da Travelex Confidence. O crescimento também foi 20% superior à média mensal registrada ao longo de 2024. Apesar do avanço, o dólar norte-americano manteve a liderança como a moeda mais negociada no país, posição que ocupa há oito meses consecutivos, mesmo com uma queda de 5% no comparativo mensal.

Os dados se referem à comercialização de papel-moeda por clientes da Travelex Confidence no Brasil, incluindo turistas, estudantes e investidores que se preparam para viagens internacionais. “Quem está planejando aproveitar o verão europeu, com viagens programadas para a alta temporada em julho e agosto, costuma adquirir euros com antecedência como parte do planejamento financeiro”, afirma Jorge Arbex, diretor do Grupo Travelex Confidence.

O ranking de maio mostra ainda a libra esterlina na terceira colocação, com alta de 14% no volume transacionado em relação ao mês anterior. O dólar canadense apresentou o maior crescimento percentual entre as cinco moedas mais negociadas no período, com avanço de 40%. De acordo com Arbex, “o Canadá é um destino muito requisitado para intercâmbios estudantis de curta duração, principalmente no meio do ano, período que combina férias escolares e acadêmicas no Brasil com o verão no hemisfério norte”, conclui.

Já o iene japonês recuou 15%, registrando a segunda queda consecutiva após uma sequência de resultados positivos.

Top 5 de moedas mais vendidas – maio de 2025 (comparativo com abril de 2025):

MoedaVariação mensalVariação vs. média 2024Variação vs. média 2023
Dólar (USD)-5%-2%-29%
Euro (EUR)+23%+20%-3%
Libra Esterlina (GBP)+14%-14%-36%
Dólar Canadense (CAD)+40%-7%-38%
Iene (JPY)-15%-21%-11%

Transferências internacionais

Além do câmbio em espécie, o levantamento da Travelex Confidence também analisou as transferências internacionais feitas por pessoas físicas e jurídicas. A modalidade “Transferência entre contas da mesma pessoa” representou 35% do volume total em maio, com alta anual de 28%. Em segundo lugar, ficaram as “doações ou transferências sem contrapartida”, com 31% do total movimentado no mês.

Nas remessas internacionais, o dólar seguiu como a principal moeda utilizada, respondendo por 55% do volume em maio e apresentando leve alta de 3% em relação a abril. O euro, com 36% de participação, cresceu 27% no mesmo período.

Os Estados Unidos lideraram os corredores de envio e recebimento de recursos, com 31% dos valores enviados e 38% dos recebidos no mês.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Justiça garante Perse parcial para empresas...

Decisão reafirma segurança jurídica e assegura alíquota zero para IRPJ, PIS, COFINS e CSLL por mais tempo

Motorhomes e trailers: nova lei para...

Projeto de lei busca regular motorhomes e trailers, ampliar infraestrutura de apoio e reduzir burocracia para empresas do setor

Vital Card lança plano exclusivo para...

Produto cobre entrada por qualquer meio de transporte, mantém benefícios como prática esportiva e viagens de moto, e estreia com campanha de vendas premiada

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS