A temporada de férias escolares tem impulsionado o turismo doméstico, com destaque para destinos como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Olímpia (SP) e Campos do Jordão (SP), que figuram entre os mais buscados em julho, segundo levantamento da plataforma Férias & Co.
De acordo com estudo da ForwardKeys, os voos domésticos representaram 60% do total de partidas do Brasil durante o mês de julho de 2024. Já a FecomercioSP aponta que o setor de turismo nacional alcançou faturamento recorde de R$ 207 bilhões no ano passado.
A pesquisa da Férias & Co. mostra que, entre os centros urbanos, Rio de Janeiro e São Paulo lideram a preferência dos viajantes em julho por conta da oferta de atividades culturais, gastronômicas e de entretenimento. No segmento de natureza, destacam-se destinos como Campos do Jordão, Petrópolis (RJ) e Olímpia, que atraem perfis interessados em clima de montanha ou estruturas familiares de lazer.
No recorte aéreo, os principais hubs que conectam diferentes regiões do país incluem Rio de Janeiro, São Paulo, Recife (PE), Salvador (BA) e Belo Horizonte (MG). Em relação à hospedagem, entre os hotéis mais reservados no período estão o Royalty Barra Hotel (RJ), Casablanca Center Hotel (Petrópolis), Búzios Beach Resort (Búzios – RJ), Hot Beach Resort (Olímpia) e Hotel Fazenda Golden Park (Campos do Jordão).
Segundo Bruno Carone, CEO da Férias & Co., o período de férias não deve ser visto apenas como lazer, mas como um momento que contribui para o bem-estar e para a produtividade. “Ao oferecer viagens como um benefício, as empresas não apenas valorizam o bem-estar dos seus times, como também fortalecem o engajamento e reduzem a rotatividade”, afirma.
Uma pesquisa realizada pela empresa em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) aponta que 94% dos funcionários acreditam que tirar férias impacta positivamente na produtividade. Outro estudo, o Global Workforce of the Future 2023, da LHH, realizado com mais de 30 mil pessoas em diversos países, revela que 39% dos entrevistados associam sucesso profissional ao equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.
“Julho é um mês emblemático nesse sentido, pois é quando muitas famílias conseguem, de fato, aproveitar. O mês permite que as pessoas possam se conectar e criar memórias que impactam positivamente todas as esferas da vida e, como apontam os dados, não existe total separação entre vida pessoal e profissional, o que precisamos é do equilíbrio entre ambas”, conclui Carone.
Vale dizer que a Abreu também apontou destinos em alta entre brasileiros para o segundo semestre.