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União Europeia prepara fim da restrição de 100 ml de líquidos na bagagem de mão

Equipamentos modernos de rastreio devem ser autorizados em breve, permitindo volumes maiores, mas adoção dependerá da infraestrutura de cada aeroporto

A União Europeia está prestes a flexibilizar uma das regras mais emblemáticas da aviação civil nas últimas décadas: a proibição de líquidos com mais de 100 ml na bagagem de mão. Com a aprovação de novos equipamentos de segurança capazes de identificar substâncias perigosas mesmo em recipientes de maior volume, a mudança deverá começar a ser implementada em breve, embora não de forma uniforme em todos os aeroportos do bloco.

A Comissão Europeia confirmou à Euronews que o processo está em andamento, após a aprovação, em junho de 2025, de uma nova tecnologia de rastreio pela Conferência Europeia da Aviação Civil (ECAC). A próxima etapa envolve os fabricantes submetendo seus equipamentos aos testes necessários. Caso sejam aprovados, os aparelhos poderão ser utilizados em aeroportos da UE, o que pode ocorrer já “nos próximos dias”, segundo um porta-voz da Comissão.

Desde 2006, a limitação dos 100 ml para líquidos, aerossóis e géis foi uma resposta direta a tentativas de atentados com explosivos líquidos. Contudo, os avanços tecnológicos tornaram possível a inspeção segura de volumes maiores, desde que os aeroportos estejam equipados com sistemas modernos, geralmente mais caros do que os tradicionais aparelhos de raio X.

Alguns terminais europeus já operam com os novos detectores. Na Itália, por exemplo, Roma e Milão contam com a tecnologia. Outros países como Alemanha, Irlanda, Lituânia, Malta, Suécia e Países Baixos também estão se preparando para adotá-la, conforme noticiou o jornal italiano Il Corriere della Sera. No entanto, por razões técnicas, a Comissão havia imposto uma restrição temporária ao uso desses sistemas no verão de 2024, mantendo em vigor a antiga regra.

A Comissão Europeia, em parceria com a ECAC, vem trabalhando desde então para superar as limitações técnicas. A expectativa é que, à medida que os equipamentos forem validados e adquiridos pelos aeroportos, a experiência de viagem dos passageiros na Europa passe por uma transformação significativa.

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Rafael Destro
Rafael Destro
Redator - E-mail: Rafael@brasilturis.com.br

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