Gramado (RS) – O turismo sobre rodas ganhou espaço na programação da Arena Abreu com a palestra de Eduardo Genekian, diretor da Cruise America, que apresentou as possibilidades e vantagens de viajar de motorhome nos Estados Unidos e no Canadá. Com 53 anos de operação e uma frota de mais de 4 mil veículos, a empresa busca ampliar a presença no mercado brasileiro, desmistificando a ideia de que dirigir um motorhome é complicado.
“Basta ter uma CNH categoria B de carro. Nossos maiores clientes são famílias e grupos de amigos que viajam juntos. A gente precisa desmistificar um pouco qual que é a realidade para o nosso cliente”, afirmou Genekian, reforçando que o produto é mais simples de operar do que muitos imaginam.
Entre os diferenciais, o executivo destacou que a Cruise America permite retiradas e devoluções em cidades diferentes dentro do mesmo país, sem custo extra para motoristas adicionais ou menores de 25 anos, seguro incluso no valor da locação e assistência 24 horas em português. “A gente não cobra para menores de 25 anos. Então, às vezes você tem um grupo de cinco amigos de 21 anos que podem alugar motorhome sem taxa adicional, tranquilamente”, disse.
A empresa oferece três modelos principais, todos com base Ford e transmissão automática, com capacidades que variam a partir de quatro pessoas. Genekian recomenda indicar veículos com uma vaga a menos que a capacidade total para garantir mais conforto. Há também kits opcionais de cozinha e uso pessoal, além de planejamento de quilometragem para adequar o custo ao roteiro.
O diretor ressaltou que o produto pode se adaptar a diferentes perfis e ocasiões, desde viagens familiares até eventos internacionais. “Ano que vem a gente tem 100 anos da Rota 66, 250 anos dos Estados Unidos e a Copa do Mundo. É muita oportunidade para oferecer ao cliente”, destacou.
Em parceria com a Abreu, a Cruise America lançou guias e treinamentos específicos para agentes de viagens, com roteiros sugeridos, dicas de campings e vídeos de orientação. “Muitas vezes o cliente não sabe que tem essa possibilidade. Então, ofereçam como alternativa. Essa experiência é muito autêntica norte-americana, mas que tem tudo a ver com o brasileiro”, concluiu.