O Brand USA, organização responsável pela promoção turística dos Estados Unidos, anunciou a demissão de 15% de seus funcionários e a reorganização de áreas internas após sofrer um corte de 80% em seu financiamento anual, aprovado em julho pela lei de impostos e gastos “One Big Beautiful”.
Ao todo, 12 colaboradores foram desligados em diferentes departamentos. Além da redução de pessoal, a entidade descontinuou o GoUSA TV, serviço de streaming gratuito com anúncios que promovia o destino em plataformas como Roku, Apple TV e YouTube.
Em nota, a instituição declarou que a reestruturação busca “otimizar as operações e combinar departamentos para melhor alinhamento com as realidades orçamentárias atuais e as prioridades estratégicas”. O comunicado acrescenta que a decisão também envolve o redirecionamento de investimentos em marketing para “iniciativas de alto impacto”, com foco na nova plataforma America the Beautiful e em outros conteúdos voltados à promoção internacional.
“Como parte dessa reestruturação, aproximadamente 15% da nossa força de trabalho foi reduzida. Essa reorganização fortalece nossa eficiência operacional. Estamos tendo um diálogo muito positivo com a Administração e eles nos apoiam, o que nos deixa muito otimistas em relação ao futuro”, afirma Chris Heywood, porta-voz do Brand USA.
O movimento acontece em um momento em que a concorrência internacional pelo turismo se intensifica, com outros destinos investindo em promoção para atrair visitantes. Analistas do setor apontam que a redução de recursos pode afetar a presença dos Estados Unidos em mercados estratégicos e impactar a recuperação do segmento.
Confira a nota do Brand USA na íntegra:
“A Brand USA concluiu recentemente uma reorganização corporativa que otimiza as operações e combina departamentos para melhor alinhamento com as realidades orçamentárias atuais e as prioridades estratégicas. Como parte dessa reestruturação, aproximadamente 15% da nossa força de trabalho foi reduzida. Essa reorganização fortalece nossa eficiência operacional.
Como parte do nosso compromisso contínuo de maximizar a eficácia da promoção do Turismo, também estamos realinhando nossos investimentos em marketing para focar em iniciativas de alto impacto. Isso inclui a transição da GoUSA TV para priorizar nossa nova plataforma ‘America the Beautiful’ e outras soluções de conteúdo estratégico que proporcionam maior engajamento e alcance para promover o país para públicos internacionais.
Estamos tendo um diálogo muito positivo com a Administração e eles nos apoiam, o que nos deixa muito otimistas em relação ao futuro.
Chris Heywood, porta-voz do Brand USA“.