O Brasil deu um passo estratégico para fortalecer a promoção turística internacional com o lançamento da Marca Nordeste, nesta segunda-feira (29), durante a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires. A iniciativa reúne os nove estados da região em um posicionamento unificado, apresentando o Nordeste como um produto turístico integrado e competitivo no cenário global.
O lançamento contou com a participação da Embratur e do Consórcio Nordeste, que destacaram a relevância de romper com a lógica de promoção isolada dos estados.
“Como é importante ter a marca Nordeste. É uma cultura muito forte, uma natureza muito forte, uma gastronomia e economia muito diversas. Por isso, é muito necessário que se trabalhe enquanto um produto, enquanto uma região, para se tornar mais competitivo em termos internacionais”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, representando o Consórcio Nordeste, ressaltou a expansão da região no turismo internacional. “Só nos últimos três anos, o Nordeste mais que dobrou o número de chegadas internacionais. O que o Nordeste entrega não é só viagem, é experiência, é conexão, é memória para a vida toda”, disse.
A secretária de Turismo de Alagoas e coordenadora da Câmara Temática de Turismo do Consórcio, Bárbara Braga, definiu o lançamento como “um sonho antigo que agora se torna realidade”. Já o embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli, destacou que a iniciativa inaugura “uma nova etapa” para a promoção do Nordeste, oferecendo experiências autênticas em cultura, gastronomia e natureza.
No estande da Embratur na FIT, visitantes puderam vivenciar a diversidade da região por meio de degustações, artesanato e manifestações artísticas. Dos 101 destinos promovidos pela plataforma Feel Brasil, 39 estão no Nordeste, incluindo atrativos como o Caminho dos Orixás, na Bahia, e experiências comunitárias em Fernando de Noronha, no Ceará e no Maranhão.
Com mais de 300 mil chegadas internacionais até agosto de 2025 – um crescimento de 51,41% em relação ao ano anterior -, a região tem na conectividade aérea um dos principais pilares para ampliar esse fluxo. De acordo com a Embratur, só em 2025 estão previstos mais de 16 mil voos entre Brasil e Argentina, oferecendo mais de 3,2 milhões de assentos, em um recorde histórico.
A estratégia se articula ainda com o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), que busca integrar a malha aérea do país. Além disso, os roteiros regionais – como a Rota das Emoções, a Rota das Falésias e a Rota dos Cânions – reforçam a diversidade e a complementaridade da oferta nordestina, ampliando as possibilidades de vivências culturais e sustentáveis para turistas estrangeiros.