Rio de Janeiro (RJ) – A cerimônia de abertura da 52ª Abav Expo marca, nesta terça-feira (8), o início de um dos eventos mais aguardados do turismo brasileiro. Realizada no Riocentro, no Rio de Janeiro, a feira segue até o dia 10 de outubro e promete movimentar intensamente o setor, com expectativa de receber 40 mil visitantes, 15 mil inscritos e uma projeção econômica de R$ 59,4 milhões, representando um crescimento de 10% em relação à última edição carioca, em 2023.
Com discurso pautado na coletividade, sustentabilidade e ética no setor do Turismo, Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional, recebeu o público presente com uma mensagem de valorização dos agentes de viagens.
A presidente evidenciou, ainda, que o setor pede transparência e respeito. “Hoje é preciso pensar na coletividade e sustentabilidade. Vamos seguir lutando para que nosso negócio seja ético, saudável e respeitado. Estamos sempre atentos a situações adversas e seguiremos empenhados em lutar para garantir nossos direitos”, completou Ana Carolina Medeiros.
Além dela, outras autoridades marcaram presença na solenidade, entre eles Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente da Fecomércio-RJ; Ana Carla Lopes, secretária executiva do Ministério do Turismo; Marcelo Freixo, presidente da Embratur; Marina Marinho, presidente do Fornatur; Ítalo Mendes, presidente da Anseditur; Ana Clévia Guerreiro, coordenadora do Sebrae Nacional, representando o presidente José Roberto Tadros; Heitor Kadri, diretor do escritório regional da Onu Turismo para as Américas; Marcelo Siciliano, presidente da Abav-RJ; Ana Carolina Medeiros, presidente da Abav Nacional; Gustavo Tutuca, secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, representando o governador Cláudio Castro; e Bruno Matos, vice-secretário municipal de Turismo, representando o prefeito Eduardo Paes
Negociação em vista
Durante a cerimônia de abertura da 52ª Abav Expo, o presidente da Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, destacou o papel da entidade nas negociações que garantiram a realização do evento no Rio de Janeiro e reforçou o interesse em manter a feira na cidade pelos próximos anos. O dirigente revelou que, além dos acordos já firmados para sediar a Abav Expo em 2027, 2029 e 2031, estão em andamento tratativas para estender a parceria até 2032, assegurando ao Rio a continuidade de um dos principais encontros do turismo latino-americano. “Firmamos o compromisso de apoiar firmemente a realização da Abav no Rio e tínhamos a certeza do sucesso deste formidável evento”, afirmou, em tom de celebração.
Queiroz ressaltou ainda que o engajamento da Fecomércio-RJ e o apoio conjunto das esferas municipal, estadual e federal foram determinantes para consolidar o Rio como sede da feira, citando a atuação da Prefeitura do Rio, do governo do estado e da Embratur.
O dirigente também aproveitou o momento para exaltar a força do turismo fluminense, que, segundo ele, vem batendo recordes sucessivos de visitantes e não vive mais “alta e baixa temporada”. “O Rio está sempre lotado e abraçando cada vez mais o turismo”, disse, apontando que a vocação do estado para o setor é reforçada por sua diversidade de atrativos e logística favorável, que permite experiências distintas em curtas distâncias – da serra ao mar em poucas horas.
União faz a força
O tom da abertura convergiu para a ideia de que o turismo voltou ao centro da agenda nacional. Marcelo Freixo, presidente da Embratur, celebrou o marco de 7 milhões de visitantes internacionais até setembro e lembrou que o recorde de 2024 veio acompanhado de receita em alta, com impacto direto em emprego e renda. “A meta de 8 milhões prevista para 2027 foi antecipada para 2025, com possibilidade de superar 9 milhões, o que transforma um bom momento em tendência se houver continuidade de políticas públicas e cooperação entre União, estados, municípios e o trade”, pontuou.
Ana Carla Lopes, secretária executiva do Ministério do Turismo, reforçou esse espírito de cooperação ao contextualizar o número dos 7 milhões. Para ela, o avanço só faz sentido quando vem acompanhado de sustentabilidade, inclusão e responsabilidade. O ministério projeta um setor que proteja públicos vulneráveis, valorize pequenos empreendedores e reconheça os agentes de viagens como primeiro contato do visitante com o país. O fio condutor é regionalização com infraestrutura e ordenamento, sem perder de vista a diversidade do Brasil e o protagonismo de quem está na ponta.
No plano estadual, Gustavo Tutuca, secretário de Turismo do Rio de Janeiro, traduziu a cooperação em resultados concretos. “O Rio projeta mais de 1,6 milhão de turistas internacionais em 2025 já em setembro e investimentos superiores a R$ 100 milhões em promoção turística. A recuperação do Galeão, que voltou a crescer e já supera 15 milhões de passageiros no ano, é apresentada como peça-chave desse ciclo ao lado de um calendário robusto de eventos”, ressaltou. Tutuca também sublinhou a maturidade política que aproximou atores com trajetórias distintas para trabalhar pelo mesmo objetivo, uma síntese prática da “política de Estado” defendida por Freixo e do caráter inclusivo destacado por Ana Carla.
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