A HotelDO realizou no Rio de Janeiro um encontro com 95 hoteleiros para apresentar dados de desempenho e novas frentes comerciais do canal B2B do grupo Decolar. Segundo Márcio Nogueira, diretor comercial, a estratégia foi direcionada aos fornecedores para ampliar condições dedicadas ao trade.
“Desde 2019, crescemos 5 vezes em room nights e 6 vezes em faturamento, com média de 36% ao ano. O B2B já representa mais de 20% do negócio do grupo e, em alguns hotéis, mais de 50% das vendas vêm pela HotelDO”, afirma.
O executivo reforçou a distribuição global da plataforma, com presença especialmente forte na América Latina, e convidou os hotéis a criarem condições exclusivas para o canal dos agentes. Como ação imediata, a empresa intensifica a promoção de destinos latinos, com até 10% de desconto em hotelaria em Chile, Argentina, México e República Dominicana.
Para a Black Friday, a meta é dobrar o número de negociações exclusivas, passando de 550 em 2024 para mil acordos em 2025. As tratativas abrangem hotelaria, voos e pacotes, em âmbitos nacional e internacional. “As conversas já começam neste mês”, diz Nogueira.
No pavilhão da Abav, a HotelDO levou seu novo formato de estande-capacitação, com espaço para 25 agentes por turno e 6 a 7 sessões diárias, além da presença de diretores regionais e VPs do grupo para fechar acordos no local. “Viemos para fazer negócios, não apenas iniciar conversas”, resume.
A empresa também destacou o avanço do app para agentes de viagens, que completa um ano: o canal já responde por 7% das vendas. A ferramenta permite cotações e reservas de última hora, o que, segundo Nogueira, tende a elevar o ticket médio e evitar a evasão do cliente para canais diretos.
No pilar de formação, a HotelDo anunciou a 3ª edição do Campus em 22 de outubro, em Belo Horizonte, e outra edição em novembro, em São Paulo. Para 2026, o plano prevê seis edições ao longo do ano.
Em janeiro, ocorrerá o primeiro Summit da marca, em Orlando, reunindo 150 agentes de toda a América Latina para capacitação e troca de experiências. “Agente preparado vende melhor e entrega uma experiência superior ao cliente”, conclui Nogueira.