BRL - Moeda brasileira
EUR
6,17
USD
5,33
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Embraer fecha venda de 20 aeronaves durante agenda do Brasil em Dubai

Agenda do Ministério de Portos e Aeroportos e da Embraer em Dubai inclui reuniões sobre conectividade, SAF e investimentos aeroportuários

Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, iniciou nesta terça-feira (18) sua agenda oficial em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos com foco na ampliação da cooperação bilateral e na apresentação de oportunidades de investimentos nos setores portuário e aeroviário do Brasil. Logo no primeiro dia, Costa Filho se reuniu com Francisco Gomes Neto, presidente da Embraer, para anunciar a venda de até 20 novos jatos comerciais e parcerias na área de Defesa.

Um dos destaques foi o acordo firmado com a Air Côte d’Ivoire, companhia aérea nacional da Costa do Marfim, que assinou pedido para quatro aeronaves E175, com direito de compra de mais oito unidades. As entregas estão previstas para o primeiro semestre de 2027.

A Helvetic Airways, da Suíça, também firmou novo pedido firme para três jatos E195-E2, com opção de compra de outras cinco aeronaves. A primeira entrega está estimada para o final de 2026.

Além dos contratos comerciais, a Embraer assinou dois Memorandos de Entendimento com as empresas Advanced Military Maintenance, Repair and Overhaul Center (AMMROC) e Global Aerospace Logistics (GAL), ambas sediadas nos Emirados Árabes Unidos, expandindo a atuação da Embraer Defesa e suporte na região.

“A Embraer é um grande ativo para o Brasil e eu não tenho dúvida que, com esses novos acordos, a companhia se fortalece cada vez mais no cenário mundial. A produção de novas aeronaves significa novos negócios sendo abertos e mais empregos sendo gerados no nosso país”, avaliou o ministro.

A comitiva inclui Daniel Longo, titular da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), e Tiago Faierstein, diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Reuniões estratégicas

A agenda em Dubai também envolveu encontros com Abdulaziz Al-Duailej, diretor da Autoridade Geral de Aviação Civil da Arábia Saudita (GACA); com o major-general Dr. Ahmed Naser Al-Raisi, presidente da Interpol e inspetor-geral do Ministério do Interior dos Emirados Árabes Unidos; e com Saif Mohammed Al-Suwaidi, diretor-geral da Autoridade de Aviação Civil dos Emirados Árabes Unidos.

Os temas discutidos incluíram investimentos dos Emirados Árabes Unidos na produção de combustível sustentável de aviação (SAF) no Brasil, expansão da conectividade entre Brasil e Emirados, com a ampliação dos voos para Dubai e a retomada das rotas para Abu Dhabi, além da atração de investimentos para infraestrutura aeroportuária. A cooperação técnica no desenvolvimento de eVTOLs e as eleições para o Conselho da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) também estiveram na pauta.

“Iniciamos diálogos fundamentais para ampliar nossa conectividade e discutimos a segurança do espaço aéreo global, pauta prioritária para o Brasil. Estamos aqui para mostrar que o Brasil é um parceiro seguro, previsível e aberto a investimentos que gerem desenvolvimento e aproximem nossas nações”, declarou o ministro.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS