O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, iniciou nesta segunda-feira (17), em Belém (PA), uma série de agendas estratégicas na COP30 — justamente na semana em que o turismo ganha destaque na programação oficial do evento climático. Ao longo de três dias, Freixo participa de encontros voltados à promoção internacional do Brasil, ao fortalecimento do turismo sustentável e ao papel do setor como aliado no enfrentamento das mudanças climáticas.
A primeira reunião da agenda ocorreu com o governador do Pará, Helder Barbalho. Freixo presenteou o chefe do Executivo estadual com uma medalha comemorativa dos 60 anos da Embratur e um exemplar do Plano Brasis — o plano de marketing internacional da Agência para o período 2025–2027. Durante o encontro, os dois discutiram a importância de promover a Amazônia globalmente como alternativa econômica capaz de fortalecer comunidades locais e combater o desmatamento.
“A COP30 em Belém é o palco para o Brasil mostrar ao mundo que a solução para a crise climática passa pela Amazônia. Nossa reunião com o governador Helder Barbalho é parte dessa parceria. O Pará é a vitrine desse novo Brasil, e o turismo sustentável, que é central no nosso Plano Brasis, é a ferramenta mais eficaz para gerar uma economia de baixo carbono, que mantém a floresta em pé e melhora a vida da população. Vamos promover internacionalmente um destino que protege o planeta.”
Também participaram da reunião, pela Embratur, André Orengel, gerente de Interlocução Interministerial, e Monique de Lima, coordenadora de Parcerias Institucionais e Patrocínios.
O dia ainda incluiu agendas com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e com os ministros Wolney Queiroz (Previdência Social) e Márcio França (Empreendedorismo, Micro e Pequena Empresa), além do presidente do Sebrae, Décio Lima, e representantes do BNDES. O grupo participou do lançamento do Programa Coopera + Amazônia, que visa impulsionar cadeias produtivas essenciais para a economia regional, como açaí, castanha-do-Brasil, babaçu e cupuaçu.
Agenda da semana
Na terça-feira (18), Freixo visita a exposição Vozes dos Oceanos, iniciativa lançada em 2021 pela família Schurmann para combater a poluição marinha. Em seguida, participa de um encontro institucional com os Schurmann e representantes da Netflix. Já na quarta-feira (19), integra a abertura oficial do Dia do Turismo ao lado do ministro do Turismo, Celso Sabino, e de Zurab Pololikashvili, representante da ONU-Turismo.
Pará em números
Com 1,2 milhão de km², o Pará se consolidou como destaque no turismo internacional. Em 2024, o estado recebeu 33,2 mil turistas estrangeiros — 53% a mais que em 2023. Os principais emissores vieram de Suriname, França, Estados Unidos, Portugal e Alemanha. A conectividade aérea tem avançado com novas rotas internacionais e reforço da temporada de cruzeiros, que atrai visitantes da América do Norte e da Europa.
Em 2024, o estado contabilizou 779 voos internacionais, com ligações diretas a partir dos Estados Unidos, Portugal, Suriname e Guiana Francesa. O lazer segue como principal motivação das viagens, respondendo por 56% das chegadas, impulsionado por atrativos como a gastronomia de Belém — reconhecida pela Unesco —, Santarém/Alter do Chão, a Ilha do Marajó, Ajuruteua e o Mangal das Garças.



