BRL - Moeda brasileira
EUR
6,17
USD
5,33
Matheus Alves
Matheus Alves
Repórter - E-mail: matheus@brasilturis.com.br

Brasil supera 106 milhões de passageiros e registra alta de 9,5% até outubro

País alcança marca atingida um mês antes do observado em 2024 e sobe 9,5% no fluxo de passageiros até outubro

O Brasil ultrapassou 106,8 milhões de passageiros nos aeroportos do país entre janeiro e outubro de 2025, segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A marca de 100 milhões foi atingida um mês antes do observado em 2024, quando o volume só foi alcançado em novembro.

No acumulado do ano, o fluxo total de viajantes cresceu 9,5% em relação ao mesmo período anterior, considerando operações domésticas e internacionais. “Estamos com uma trajetória firme e constante de crescimento, com recordes mensais de brasileiros viajando de avião”, afirma Silvio Costa Filho, ministro do MPor. “Isso confirma o fortalecimento da aviação civil no país, com melhor infraestrutura nos aeroportos, regionalização dos terminais e melhores oportunidades para os brasileiros”, acrescenta.

Recordes em outubro

O mercado doméstico registrou 9 milhões de passageiros em outubro, o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica, em 2000. O volume representa alta de 9,1% na comparação com outubro de 2024. Foi a primeira vez que o dado mensal superou a marca dos 9 milhões de embarques e desembarques, além de consolidar oito meses consecutivos de recordes quando comparados aos mesmos meses de anos anteriores.

Para Daniel Longo, secretário Nacional de Aviação Civil, os números mostram recuperação consistente frente à região. “O Brasil tem o maior mercado doméstico de passageiros da América do Sul e Caribe e é o que mais tem apresentado crescimento entre os principais países. Nossa aviação tem batido recordes no decorrer do ano em diversos indicadores do setor aéreo, tudo isso é fruto de políticas públicas acertadas e boa resposta dos setores econômicos”, indica.

No mercado internacional, outubro também marcou recorde histórico, com 2,3 milhões de passageiros e crescimento de 9,3% sobre o mesmo mês de 2024. Entre janeiro e outubro, o total internacional chegou a 23,5 milhões de viajantes.

Os aeroportos mais movimentados
De janeiro a outubro, os terminais com maior fluxo — somando voos domésticos e internacionais — foram:

• Guarulhos (SP): 38,2 milhões
• Congonhas (SP): 19,7 milhões
• Galeão (RJ): 14,2 milhões
• Brasília (DF): 13,4 milhões
• Confins (MG): 10,7 milhões
• Campinas (SP): 10,6 milhões
• Recife (PE): 8 milhões
• Salvador (BA): 6,4 milhões
• Porto Alegre (RS): 5,8 milhões
• Santos Dumont (RJ): 4,9 milhões

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS