O MSC Preziosa, atracado no porto de Santos, foi palco, no dia 26 de setembro, da cerimônia que marcou oficialmente o início da temporada 2025/26 de cruzeiros marítimos na América do Sul. O evento reuniu autoridades públicas, representantes do trade turístico e executivos da MSC Cruzeiros.
A atmosfera de celebração e otimismo se apresenta diante dos números expressivos projetados para os próximos meses: 170 mil cabines disponíveis, 672 mil leitos ofertados, 670 escalas previstas e impacto econômico estimado em R$ 4,4 bilhões, segundo dados apresentados por Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.
O MSC Preziosa, primeiro navio a aportar em águas brasileiras nesta temporada, partiu de Santos em um minicruzeiro de três noites com escala em Búzios, inaugurando oficialmente a operação da companhia no país. Além dele, outros quatro navios compõem a frota sul-americana da MSC Cruzeiros nesta nova temporada: MSC Seaview, MSC Armonia, MSC Sinfonia e MSC Fantasia, com este último com embarques na Argentina e passagens por destinos brasileiros.
Ao todo, seis portos nacionais receberão embarques: Santos, Rio de Janeiro, Salvador, Maceió, Itajaí e Balneário Camboriú. O que coloca a empresa em posição de destaque: A MSC é a única a oferecer roteiros regulares pelo Nordeste e itinerários exclusivos de sete noites pelo Sudeste.
A diversidade de rotas e o fortalecimento da infraestrutura portuária foram destacados como sinais do amadurecimento do mercado de cruzeiros no Brasil. Segundo Adrian Ursilli, diretor geral da MSC Cruzeiros no País, cada temporada carrega novas histórias, expectativas e desafios.
“Neste momento, há mais de 4 mil hóspedes no terminal de Santos aguardando para embarcar, muitos deles realizando o sonho de viajar de navio pela primeira vez. É isso que nos move: realizar o sonho de milhares de turistas, de hóspedes que anseiam pelo seu momento de lazer e relaxamento a bordo dos nossos navios”, afirmou o executivo.
O compromisso da MSC com o Brasil
Ursilli enfatizou o papel de liderança da companhia e seu compromisso com a democratização das viagens marítimas. “Nós, da MSC, como líderes de mercado de cruzeiros no Brasil, assumimos essa tarefa com bastante orgulho, humildade e determinação, sempre com o objetivo de democratizar cada vez mais as viagens a bordo dos nossos navios, por meio de tarifas e formas de pagamento acessíveis”, declarou.
Segundo Ursilli, o trabalho conjunto com o poder público e entidades do trade é fundamental para garantir a competitividade do Brasil no cenário internacional. “Sabemos que ainda temos desafios importantes. Estamos trabalhando, juntamente com a Clia, o governo federal e as autoridades portuárias, para tornar o Brasil mais competitivo e capaz de receber novos navios”, afirmou, agradecendo aos órgãos que tornam possível a operação, como a Marinha, Receita Federal, Polícia Federal, Autoridade Portuária de Santos e Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O executivo também destacou o impacto social e econômico que a temporada de cruzeiros proporciona. “Cada navio que chega ao Brasil representa empregos, renda e oportunidades. O turismo marítimo tem um efeito multiplicador na economia. Realizar uma operação como essa é mais do que movimentar turistas: é impulsionar a economia nacional”, concluiu, antes de anunciar o evento Santos Sunset , na Ponta da Praia, em celebração à partida do navio e à cidade que simboliza o coração das operações da MSC no país.
Nova temporada de Cruzeiros
Após o evento que marcou a abertura oficial da temporada, o MSC Preziosa zarpou do porto de Santos por volta das 18 horas, no horário do pôr do sol. Para celebrar a ocasião, a companhia preparou um momento especial tanto para os cruzeiristas quanto para os moradores de Santos, que puderam acompanhar a saída do navio da praia, com direito a show de luzes: O Santos Sunset.
Dentro do navio, os hóspedes receberam pulseiras luminosas e subiram para o deck para acompanhar a partida da embarcação, que foi cercada por barcos menores que acenavam para os cruzeiristas. Este momento foi planejado pela MSC em conjunto com a secretaria de Turismo de Santos. A ideia é que a cidade “respire” a abertura da nova temporada como o grande evento que é.
“É a primeira edição do Santos Sunset, que faz essa conexão, de fato, da cidade com a temporada de cruzeiros. É um evento que acontece em alguns lugares do mundo e que, agora, tem sua a primeira edição aqui”, declarou Thiago Papa, secretário de Turismo de Santos.
O panorama econômico e a força do setor
Representando a Clia Brasil, Marco Ferraz, presidente da entidade, apresentou os dados e ressaltou a relevância do segmento de cruzeiros marítimos para a economia nacional. “São 670 escalas, 160 roteiros, sete navios e 672 mil leitos sendo ofertados. Apesar da redução na frota, estimamos um impacto econômico de R$ 4,4 bilhões no país e quase 70 mil empregos gerados. É um segmento que emprega bastante, com um impacto expressivo na economia”, destacou.
Ferraz ressaltou ainda o papel estratégico da MSC na atração de investimentos para o Brasil. “Cada navio que a equipe da MSC consegue trazer para cá gera quase R$ 600 milhões para nossa economia. Cada real investido retorna mais de quatro vezes. Estamos trabalhando junto com a companhia e com o governo para reverter desafios e melhorar a competitividade, a segurança jurídica e a infraestrutura”, declarou.
Os números apresentados por Ferraz serviram para demonstrar a posição do Brasil como um dos principais destinos de cruzeiros da América do Sul. A expectativa é que a movimentação de passageiros e o efeito multiplicador sobre o comércio, hotelaria e gastronomia mantenham o setor em curva ascendente, fortalecendo o turismo interno e as conexões regionais.
Para o presidente da Clia, a união entre armadoras, governos e entidades é o principal motor de avanço. “Estamos construindo um ecossistema sólido e colaborativo. O turismo de cruzeiros é, antes de tudo, uma ferramenta de desenvolvimento. Por isso, precisamos seguir investindo em infraestrutura e planejamento para receber cada vez mais navios e turistas com excelência”, concluiu.
Apoio do governo paulista
Encerrando a cerimônia, o secretário de Turismo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, reafirmou o compromisso do governo estadual com o desenvolvimento do setor. “É uma satisfação poder trazer o abraço do governador a todos vocês e o reconhecimento pela parceria com o trade. Os cruzeiros marítimos que têm em Santos sua principal porta de entrada no país contam com o total apoio do governo estadual”, afirmou.
Lucena destacou ainda o papel estratégico do litoral paulista na ampliação do turismo de cruzeiros. “Temos neste eixo turístico os nossos principais comandos do setor, e vocês podem contar com o governo do Estado em todo o esforço necessário para que possamos ter temporadas cada vez melhores, maiores e mais estruturadas”, disse.
O secretário também ressaltou o impacto social da atividade, mencionando o esforço conjunto entre as secretarias estaduais e municipais. “A chegada de um navio movimenta não apenas o turismo, mas toda a economia local: gera empregos, fomenta o comércio, fortalece a hotelaria e beneficia a população. O Governo de São Paulo seguirá trabalhando em parceria para que o turismo continue sendo uma alavanca de desenvolvimento”, completou.
Para Lucena, a cidade de Santos serve como vitrine e símbolo do turismo marítimo nacional. Além disso, em suas palavras, a presença de autoridades, executivos e profissionais do setor no evento é uma demonstração de união e de confiança em um futuro promissor. “Desejo uma excelente temporada, que ela seja marcada por sucesso, prosperidade e felicidade para todos os que fazem parte desta cadeia que movimenta o turismo e o Brasil”, finalizou.
Perspectivas e legado para o futuro
Com embarques previstos até abril de 2026, a temporada promete muito para o Brasil, que cada vez mais se coloca como destino preferencial de cruzeiros na América do Sul. A MSC aposta em uma operação que combina experiência, inovação e expansão. Navios como o MSC Seaview e o MSC Preziosa trazem infraestrutura de ponta, com spas balineses, simuladores, áreas infantis temáticas e produtos de luxo como o MSC Yacht Club.
A diversidade de opções, aliada às promoções como o Esquenta Black Friday e os descontos de até 15% em excursões selecionadas, são parte da estratégia da companhia de atrair novos públicos e fidelizar os cruzeiristas brasileiros. Em um cenário de retomada do turismo global, a MSC Cruzeiros procura manter sua liderança regional e estabilizar o papel do Brasil como protagonista na rota sul-americana.
Projeções para a temporada 2026/27
Por mais que a temporada de Cruzeiros 2025/26 tenha acabado de iniciar, a MSC já tem seus planos muito bem traçados para o futuro. As vendas para a temporada 2026/27 já estão oficialmente abertas, agora com alta de 10% na oferta e um navio a mais em operação na América do Sul em relação à temporada atual.
Entre novembro de 2026 e abril de 2027, seis navios estarão navegando pelas águas sul-americanas: quatro deles com embarques no Brasil, um com base na Argentina e outro cruzando o continente durante o seu cruzeiro de volta ao mundo. Ao todo, serão mais de cem cruzeiros ofertados.
O grande destaque é a estreia do MSC Virtuosa no Brasil, um dos navios mais modernos e tecnológicos da frota, além do MSC Divina, que fará pela primeira vez uma temporada regular no País. Eles se juntam aos já conhecidos MSC Splendida, MSC Musica e MSC Lirica, enquanto o MSC Magnifica fará escalas em cidades sul-americanas durante sua jornada global de 121 noites.
A novidade, anunciada por Ursilli, foi recebida com entusiasmo pelos agentes de viagens e parceiros presentes na cerimônia de abertura, que enxergam na ampliação da oferta uma oportunidade de fortalecimento das vendas e geração de novos empregos no setor.
Para Ursilli, a ampliação é um importante capítulo da história da companhia na região. “A temporada 2026/2027 marca mais um capítulo importante para a MSC Cruzeiros na América do Sul. Teremos a estreia do de um dos nossos navios mais modernos da nossa frota, e uma oferta abrangente de itinerários com diferentes durações e destinos. Além disso, teremos a renovação de toda frota presente no Brasil, em comparação com a temporada 25/26. Essa programação reforça o nosso compromisso em proporcionar aos hóspedes brasileiros férias inesquecíveis, com a oportunidade de descobrir as belezas da América do Sul, com conforto, sofisticação, muito entretenimento e a hospitalidade que são marcas da nossa companhia”
Ignacio Palacios, diretor de Vendas e Revenue da armadora, complementa que a nova temporada deve impulsionar o trade. “A temporada 2026/27 representa uma grande oportunidade para os nossos parceiros de vendas. Com quatro navios com embarques no Brasil e uma ampla gama de itinerários, desde minicruzeiros até viagens mais longas pela América do Sul, os agentes de viagens poderão encontrar a opção ideal para cada perfil de cliente, ampliando as oportunidades de negócios e personalizando a experiência com os serviços e diferenciais que só a MSC Cruzeiros oferece”, conclui.

