BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,42
Felipe Lima
Felipe Lima
Chefe de Redação - E-mail: felipe@brasilturis.com.br

PILAR DE TRANSFORMAÇÃO E INOVAÇÃO com Marta Rossi

Marta Rossi é uma das fundadoras da Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos e CEO de grandes cases como a Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), Chocofest, Connection e Revista Festuris. Formada em Relações Públicas e com dezenas de prêmios e indicações, foi apontada em publicação nacional como uma das oito mais importantes personalidades que fizeram história e continuam contribuindo para o mercado no Brasil nos últimos 30 anos.

Consolidado como uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina, o Festuris Gramado segue ampliando seu papel como impulsionador de conexões qualificadas e desenvolvimento sustentável no setor. À frente dessa trajetória está Marta Rossi, que há mais de três décadas conduz o evento com visão estratégica e foco em resultados concretos para o trade. 

Nesta entrevista exclusiva ao Brasilturis, a executiva detalha as ações que fortalecem a geração de negócios, a expansão internacional, o uso de tecnologia para qualificar conexões e a aplicação prática da agenda ESG, além de compartilhar a visão de futuro que projeta o Festuris como um dos principais hubs de turismo da América Latina.

O Festuris se consolidou como uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina. Quais estratégias vêm sendo adotadas para ampliar a geração de resultados comerciais aos expositores?

O Festuris tem se destacado por unir conteúdo qualificado, networking de alto nível e inovação na formatação dos espaços de negócios. Nos últimos anos, várias estratégias vêm sendo adotadas para ampliar a geração de resultados comerciais aos expositores, entre elas a segmentação dos espaços de negócios com a organização de áreas temáticas como Luxury, LGBT+ Diversidade, Business & Innovation, Food & Drinks, Wedding e Health & Wellness. As rodadas de negócios pré-agendadas também são uma referência do Festuris, assim como a integração entre feira de negócios turísticos e conteúdo especializado.

A internacionalização tem sido uma marca recente do evento. Quais mercados e destinos estão no radar para fortalecer a presença global do Festuris em 2025?

O Festuris permanece comprometido com sua vocação internacional e tem ampliado o foco em dois eixos estratégicos. Um deles é fortalecer a conexão com os mercados da América Latina, buscando atrair expositores, operadores e compradores desses países, bem como aproximar destinos latino-americanos ao Brasil. O outro é ampliar a presença de mercados emissores e parceiros europeus, especialmente em nichos de turismo de luxo, para que o evento consolide a posição como vitrine global.

O setor de feiras vive uma transformação digital. De que forma o Festuris está incorporando tecnologia e dados para potencializar a conexão entre buyers e expositores?

O Festuris vem investindo fortemente em tecnologia e dados para tornar as conexões entre buyers e expositores mais assertivas e produtivas. Hoje, usamos plataformas de agendamento inteligente focadas em promover encontros para geração de negócios reais. 

A tecnologia está transformando o papel das feiras e o Festuris entende que o futuro do setor passa por dados, curadoria inteligente e conexões qualificadas. A digitalização veio para potencializar aquilo que o evento já faz de melhor: gerar resultados concretos para o turismo.

As áreas temáticas segmentadas são um diferencial da feira. Como esse formato contribui para a qualificação do público e o fortalecimento dos negócios?

O formato segmentado do Festuris é um dos grandes fatores de sucesso do evento. Ao dividir a feira por áreas temáticas como Luxury, Green & Experience, LGBT+ e outras, conseguimos direcionar compradores e expositores de forma mais assertiva, garantindo conexões qualificadas e negócios efetivos. Essa curadoria inteligente eleva o nível técnico do público e fortalece o posicionamento de marcas e destinos dentro dos nichos em que atuam.

O Festuris tem sido reconhecido por suas ações em sustentabilidade. Como a agenda ESG é aplicada de forma prática no planejamento e na operação do evento?

O Festuris aplica a agenda ESG de forma prática com gestão ambiental responsável, com uso de lixeira ecológicas, com o incentivo ao plantio de árvores nativas como ocorre com o projeto Árvore da integração que todos os anos reconhece exemplos em sustentabilidade e neste ano vai exaltar a Costa Rica. A agenda ESG está na mensagem que o evento transmite e no propósito de transformar o turismo em uma força de desenvolvimento responsável

O turismo corporativo e MICE voltou a ganhar força. Há planos para ampliar o espaço e a relevância desse segmento dentro do Festuris?

O turismo corporativo e o segmento MICE estão entre os focos de expansão do Festuris. O evento vem fortalecendo o espaço Business & Innovation, ampliando a presença de empresas e destinos voltados a eventos, viagens de incentivo e turismo de negócios. E a expansão segue nos planos. 

Nosso objetivo é oferecer mais oportunidades de networking, experiências exclusivas para compradores e expositores, e fortalecer ainda mais o posicionamento do Festuris como referência em turismo de negócios.

Qual tem sido o impacto econômico e institucional do Festuris para Gramado e para o turismo gaúcho como um todo?

O Festuris tem um impacto expressivo na economia e na imagem de Gramado e do Rio Grande do Sul. Além de movimentar milhões de reais em negócios e impulsionar toda a cadeia turística local, o evento projeta o estado internacionalmente, fortalece parcerias institucionais e estimula a inovação e a qualificação do setor. É um catalisador de desenvolvimento econômico e de fortalecimento do turismo gaúcho. 

No caso dos negócios gerados, na edição passada chegamos a R$ 480 milhões negociados, e neste ano queremos novamente chegar a este montante. Na economia local, ultrapassamos os R$ 70 milhões movimentados na cidade durante o evento.

Com a alta competitividade entre feiras do setor, quais diferenciais mantêm o Festuris como referência no calendário do trade nacional e internacional?

Mesmo diante de um cenário cada vez mais competitivo, o Festuris se mantém como referência no calendário nacional e internacional por reunir atributos que vão além do formato tradicional de feira. É um evento que combina negócios qualificados, conteúdo relevante, relacionamento e propósito. 

Trabalhamos com foco em geração real de negócios, segmentação inteligente dos espaços, internacionalização e diversidade de mercados, compromisso com sustentabilidade e inovação. O diferencial do Festuris está em unir o que há de mais moderno em geração de negócios e tecnologia sem perder sua essência humana.

O Meeting Festuris tem papel importante na qualificação profissional. Como o conteúdo educacional tem evoluído para atender às novas demandas do mercado?

O Meeting Festuris é um dos pilares de transformação do evento e tem evoluído continuamente para acompanhar as mudanças do mercado, que hoje exige profissionais mais preparados, inovadores e conscientes do papel do turismo na economia e na sociedade. 

Nesta edição, temos nomes importantes como o filósofo Luiz Felipe Pondé e a influenciadora esportiva Daiane dos Santos, entre outros painelistas expressivos que deixarão o palco de conteúdo muito qualificado e imperdível.

Olhando para o futuro, qual é a visão estratégica do Festuris para os próximos anos em termos de inovação, internacionalização e legado para o turismo brasileiro?

O futuro do Festuris está em consolidar-se como o principal hub de negócios e inovação do turismo latino-americano. Vamos seguir investindo em tecnologia, internacionalização e práticas sustentáveis, fortalecendo conexões globais e deixando um legado de desenvolvimento para o turismo brasileiro. O propósito é claro: inspirar o setor a crescer com inovação, propósito e responsabilidade.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS