BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

FBHA divulga nota repudiando IRRF de 25% ao setor deturismo

A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) se posicionou contra a recente declaração do Ministério da Economia, afirmando que não haveria alteração no valor do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) sobre remessas para pagamento de serviços e produtos turísticos no exterior.

A alíquota, discutida em 2021 pelo Ministério e o Congresso Nacional, contemplava uma redução para o valor de 6%, através da Medida Provisória nº 1.094/21. No entanto, no último dia do ano, o Ministério da Economia excluiu agências e operadoras da MP.

No fim das contas, a redução não ocorreu e o valor foi mantido em 25%, dificultando as condições do setor, que ainda se encontra com problemas para se recuperar dos prejuízos obtidos durante a pandemia.

“A entidade repudia o valor do imposto e considera absurdo manter o IRRF a 25%, uma vez que essa decisão afeta diretamente as empresas, agências, companhias aéreas e, consequentemente, os clientes. Além do setor não poder arcar com esse custo, inviabiliza novas contratações e investimentos no turismo, podendo inclusive levar várias empresas à falência” explica Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

O Ministério do Turismo já divulgou uma nova redação proposta à MP, que foi encaminhada para avaliação do Ministério da Economia e pode entrar em tramitação em breve.

O sufoco do turismo

Atualmente, o setor do turismo nacional luta para sair do rombo de R$ 70 bilhões em perdas devido ao cancelamento de viagens, hospedagens e alimentação do trade turístico; a situação perdura em 2022 com a chegada da variante ômicron.

“Vamos nos engajar diretamente para reverter esta taxa, pois este imposto é indevido e compromete, de forma abusiva, o desempenho do setor. O turismo movimenta a economia brasileira e precisa ser respeitado”, conclui Sampaio.

Segundo a FBHA, o imposto torna serviços brasileiros até 33% mais caros que concorrentes isentas, limitando negociações com fornecedores internacionais que não possuem acordo de bitributação com o Brasil.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Alerta de tsunami afeta acesso ao...

Fechamento da Costa Verde complica mobilidade na capital peruana; passageiros devem buscar rotas alternativas

França passa a aceitar Pix de...

Pagamento em reais, com conversão automática para euros, é liberado em lojas populares da capital e já inclui opção de parcelamento

Terremoto de magnitude 8.8 atinge Kamchatka...

Destinos turísticos foram evacuados após tremor no Pacífico; impacto varia conforme a infraestrutura e confiança em sistemas de alerta

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS