Abracorp: viagens corporativas faturam R$ 514 mi em fevereiro

O setor de viagens corporativas continua a crescer gradualmente, mas ainda está com faturamento 37% abaixo dos níveis de 2019 — antes da pandemia da covid-19. Com R$ 514 milhões faturados em fevereiro, o nível ficou 120% acima do registrado no mesmo período do ano passado. As informações são da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).

De acordo com a pesquisa, o faturamento bimestral da atividade, ou seja, de janeiro e fevereiro, ficou em R$ 987 milhões. Em relação ao cenário pré-pandemia, o resultado ficou 40% abaixo, apesar de já ser melhor que o último ano.

De acordo com Gervásio Tanabe, presidente executivo da Abracorp, o otimismo da recuperação do mercado corporativo é mantido, apesar dos recentes problemas geopolíticos implicados pela guerra na Ucrânia já surtirem efeitos negativos no turismo.

“Percebemos os impactos do conflito entre Rússia e Ucrânia. O setor aéreo tem peso muito forte no volume de transações em viagens e, em fevereiro, tivemos um aumento de 38% na tarifa média doméstica. É um efeito cascata e toda a cadeia turística é afetada. O setor está retomando e esperamos que a guerra se encerre logo. Além disso, a inflação causa impactos nos custos das agências. Tudo está mais caro, desde a conta de luz até recursos tecnologicos”, explica.

Abracorp: segmentos

Segundo a Abracorp, a aviação faturou R$ 300 milhões em fevereiro deste ano, ante R$ 118 milhões em 2021 e R$ 539 milhões em 2019. Com a alta do petróleo e ainda variação cambial, o combustível atinge 50% dos custos das companhias aéreas brasileiras.

“Os serviços aéreos receberam o impacto do aumento de preço na querosene de aviação, com o alerta de que pode aumentar cerca de 11% nos próximos meses segundo um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)“, informa o executivo.

A hotelaria, que faturou R$ 164 milhões no mês passado, ficou um pouco abaixo de 2019, quando fechou em R$ 191 milhões. O Rio de Janeiro, por exemplo, atingiu ocupação positiva (não divulgada pela Abracorp) e faturou R$ 28 milhões, mais que o dobro do faturamento de 2019 — R$ 13 milhões.

Últimas notícias

Embratur e ABEAR discutem estratégias para ampliar o turismo no Brasil

Imagine planejar uma viagem ao Brasil e encontrar mais...

Latam lidera voos Brasil-Chile com mais de 2 milhões de passageiros transportados em 2024

Lindas paisagens, rica gastronomia, vinhos premiados e uma cultura...

Ações de companhias aéreas caem após incêndio em Heathrow

O incêndio em uma subestação elétrica que abastece o...

Feriados de Páscoa e Tiradentes impulsionam turismo com alta de até 18% nas viagens

A proximidade dos feriados de Páscoa e Tiradentes, que...

Tópicos

Embratur e ABEAR discutem estratégias para ampliar o turismo no Brasil

Imagine planejar uma viagem ao Brasil e encontrar mais...

Latam lidera voos Brasil-Chile com mais de 2 milhões de passageiros transportados em 2024

Lindas paisagens, rica gastronomia, vinhos premiados e uma cultura...

Ações de companhias aéreas caem após incêndio em Heathrow

O incêndio em uma subestação elétrica que abastece o...

Incêndio fecha aeroporto em Londres e cancela mais de 1.300 voos

O aeroporto de Heathrow, em Londres, suspendeu todas as...

GOL passa a aceitar Apple Pay e Google Pay na compra de passagens

A GOL anunciou nesta semana uma novidade que promete...
spot_img

Relacionados