BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Abracorp: viagens corporativas faturam R$ 514 mi em fevereiro

O setor de viagens corporativas continua a crescer gradualmente, mas ainda está com faturamento 37% abaixo dos níveis de 2019 — antes da pandemia da covid-19. Com R$ 514 milhões faturados em fevereiro, o nível ficou 120% acima do registrado no mesmo período do ano passado. As informações são da Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp).

De acordo com a pesquisa, o faturamento bimestral da atividade, ou seja, de janeiro e fevereiro, ficou em R$ 987 milhões. Em relação ao cenário pré-pandemia, o resultado ficou 40% abaixo, apesar de já ser melhor que o último ano.

De acordo com Gervásio Tanabe, presidente executivo da Abracorp, o otimismo da recuperação do mercado corporativo é mantido, apesar dos recentes problemas geopolíticos implicados pela guerra na Ucrânia já surtirem efeitos negativos no turismo.

“Percebemos os impactos do conflito entre Rússia e Ucrânia. O setor aéreo tem peso muito forte no volume de transações em viagens e, em fevereiro, tivemos um aumento de 38% na tarifa média doméstica. É um efeito cascata e toda a cadeia turística é afetada. O setor está retomando e esperamos que a guerra se encerre logo. Além disso, a inflação causa impactos nos custos das agências. Tudo está mais caro, desde a conta de luz até recursos tecnologicos”, explica.

Abracorp: segmentos

Segundo a Abracorp, a aviação faturou R$ 300 milhões em fevereiro deste ano, ante R$ 118 milhões em 2021 e R$ 539 milhões em 2019. Com a alta do petróleo e ainda variação cambial, o combustível atinge 50% dos custos das companhias aéreas brasileiras.

“Os serviços aéreos receberam o impacto do aumento de preço na querosene de aviação, com o alerta de que pode aumentar cerca de 11% nos próximos meses segundo um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC)“, informa o executivo.

A hotelaria, que faturou R$ 164 milhões no mês passado, ficou um pouco abaixo de 2019, quando fechou em R$ 191 milhões. O Rio de Janeiro, por exemplo, atingiu ocupação positiva (não divulgada pela Abracorp) e faturou R$ 28 milhões, mais que o dobro do faturamento de 2019 — R$ 13 milhões.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Perfil de viajante: 19 milhões de...

De acordo com levantamento, a maioria tem entre 24 e 38 anos, compra online e participa de programas de milhas

Costa Cruzeiros e Universal Assistance oferecem...

Ação vale para embarques em 2025 e 2026 e contempla todos os cruzeiros da Costa vendidos até 30 de setembro

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS