BRL - Moeda brasileira
EUR
6,36
USD
5,66

Iata registra aumento de 52,4%

A Iata anunciou forte crescimento da demanda por viagens aéreas em março de 2023. O terceiro mês do ano registrou um aumento de 52,4% em comparação com o mesmo período de 2022 e 88,0% dos níveis de março de 2019. Enquanto isso, o tráfego doméstico aumentou 34,1% e o internacional 68,9% em relação a março de 2022.

“O primeiro trimestre do ano terminou com forte demanda por viagens aéreas. Há meses, os mercados domésticos estão próximos dos níveis pré-pandemia. E nas viagens internacionais, dois aspectos principais foram superados. Primeiro, a demanda aumentou 3,5 pontos percentuais em relação ao crescimento do mês anterior, atingindo 81,6% dos níveis pré-covid”, comenta Willie Walsh, diretor geral da Iata.

Walsh continua: “O principal fator desse aumento foi a demanda quase três vezes maior das transportadoras da Ásia-Pacífico com a reabertura da China. E a eficiência apresentou melhorias, já que as taxas de ocupação internacionais atingiram 81,3%. E o mais importante, as vendas de passagens para viagens domésticas e internacionais indicam que o forte crescimento continuará com a chegada da temporada de viagens de verão no Hemisfério Norte.”

Mercados internacionais de transporte aéreo de passageiros

  • As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico apresentaram aumento de 283,1% no tráfego de março de 2023 em relação a março de 2022, mantendo o ritmo positivo dos últimos meses desde a remoção das restrições de viagens na região. A capacidade aumentou 161,5% e a taxa de ocupação subiu 26,8 pontos percentuais, atingindo 84,5%, a segunda maior entre as regiões.
  • As companhias aéreas da Europa registraram aumento de 38,5% no tráfego de março de 2023 versus março de 2022. A capacidade aumentou 27,0% e a taxa de ocupação subiu 6,6 pontos percentuais, atingindo 79,4%, a segunda menor entre as regiões.
  • As companhias aéreas do Oriente Médio apresentaram crescimento de 43,1% no tráfego de março em comparação com o mesmo período do ano passado. A capacidade aumentou 30,5% e a taxa de ocupação subiu 7,0 pontos percentuais, atingindo 79,4%.
  • As companhias aéreas da América do Norte registraram aumento de 51,6% no tráfego de março de 2023 versus março de 2022. A capacidade cresceu 34,0% e a taxa de ocupação subiu 9,8 pontos percentuais, atingindo 84,8%, a maior entre as regiões.
  • As companhias aéreas da América Latina apresentaram aumento de 36,5% no tráfego de março em relação ao mesmo período de 2022. A capacidade aumentou 33,4% e a taxa de ocupação subiu 1,9 pontos percentuais, atingindo 82.8%.
  • As companhias aéreas da África apresentaram crescimento de 71,7% em março de 2023 versus março de 2022, a segunda maior entre as regiões. A capacidade aumentou 56.2% e a taxa de ocupação subiu 6,5 pontos percentuais, atingindo 72.2%, a menor entre as regiões.

Mercados domésticos de transporte aéreo de passageiros

  • O tráfego doméstico do Brasil aumentou 8,0% em março em comparação com o mesmo período do ano anterior e agora está apenas um pouco abaixo dos níveis pré-pandemia.
  • A demanda doméstica das companhias aéreas da Índia aumentou 20,3% em março e ficou 10,0% acima dos níveis de março de 2019.

“À medida que as expectativas dos viajantes aumentam com a chegada da temporada de viagens de verão no Hemisfério Norte, as companhias aéreas estão fazendo o possível para atender ao desejo e à necessidade de voar. Infelizmente, alguns desses viajantes podem ficar desapontados com a falta de capacidade. Parte dessa falta de disponibilidade é atribuída à escassez de trabalhadores amplamente discutida, que afeta muitas partes da cadeia de valor da aviação, além de problemas da cadeia de suprimentos que atingem o setor de fabricação de aeronaves, causando atrasos na entrega de aviões”, explica Willie.

Para finalizar, o diretor geral comenta: “no entanto, uma parcela significativa dos recentes cancelamentos de voos, principalmente na Europa, deve-se a ações trabalhistas de controladores de tráfego aéreo e outros profissionais. Essas ações irresponsáveis resultaram em milhares de cancelamentos desnecessários em março. Isso é inaceitável e não deve ser tolerado pelas autoridades.”


Leia também: IATA: ALTA TEMPORADA DE VIAGENS TERMINA COM BONS RESULTADOS EM AGOSTO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Peru reforça turismo de fronteira com...

a:51:{i:0;O:8:"stdClass":7:{s:2:"id";i:623804;s:5:"title";O:8:"stdClass":1:{s:8:"rendered";s:72:"Fullwidth, vertically aligned headline on right with description on...

MSC Cruzeiros abre vendas para temporada...

Durante a cerimônia de encerramento da temporada 2024/2025, a...

MSC projeta novo itinerário no litoral...

A MSC Cruzeiros tem novos planos traçados temporada 2025/2026:...

Destinos brasileiros disputam Green Destinations Stories...

Destinos brasileiros com iniciativas de turismo sustentável estão concorrendo...

Cruzeiros de expedição contemplam destinos e...

Durante a primeira edição do Cruise360 Brasil, promovido pela...

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS