A Iata anunciou forte crescimento da demanda por viagens aéreas em março de 2023. O terceiro mês do ano registrou um aumento de 52,4% em comparação com o mesmo período de 2022 e 88,0% dos níveis de março de 2019. Enquanto isso, o tráfego doméstico aumentou 34,1% e o internacional 68,9% em relação a março de 2022.

“O primeiro trimestre do ano terminou com forte demanda por viagens aéreas. Há meses, os mercados domésticos estão próximos dos níveis pré-pandemia. E nas viagens internacionais, dois aspectos principais foram superados. Primeiro, a demanda aumentou 3,5 pontos percentuais em relação ao crescimento do mês anterior, atingindo 81,6% dos níveis pré-covid”, comenta Willie Walsh, diretor geral da Iata.

Walsh continua: “O principal fator desse aumento foi a demanda quase três vezes maior das transportadoras da Ásia-Pacífico com a reabertura da China. E a eficiência apresentou melhorias, já que as taxas de ocupação internacionais atingiram 81,3%. E o mais importante, as vendas de passagens para viagens domésticas e internacionais indicam que o forte crescimento continuará com a chegada da temporada de viagens de verão no Hemisfério Norte.”

Mercados internacionais de transporte aéreo de passageiros

  • As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico apresentaram aumento de 283,1% no tráfego de março de 2023 em relação a março de 2022, mantendo o ritmo positivo dos últimos meses desde a remoção das restrições de viagens na região. A capacidade aumentou 161,5% e a taxa de ocupação subiu 26,8 pontos percentuais, atingindo 84,5%, a segunda maior entre as regiões.
  • As companhias aéreas da Europa registraram aumento de 38,5% no tráfego de março de 2023 versus março de 2022. A capacidade aumentou 27,0% e a taxa de ocupação subiu 6,6 pontos percentuais, atingindo 79,4%, a segunda menor entre as regiões.
  • As companhias aéreas do Oriente Médio apresentaram crescimento de 43,1% no tráfego de março em comparação com o mesmo período do ano passado. A capacidade aumentou 30,5% e a taxa de ocupação subiu 7,0 pontos percentuais, atingindo 79,4%.
  • As companhias aéreas da América do Norte registraram aumento de 51,6% no tráfego de março de 2023 versus março de 2022. A capacidade cresceu 34,0% e a taxa de ocupação subiu 9,8 pontos percentuais, atingindo 84,8%, a maior entre as regiões.
  • As companhias aéreas da América Latina apresentaram aumento de 36,5% no tráfego de março em relação ao mesmo período de 2022. A capacidade aumentou 33,4% e a taxa de ocupação subiu 1,9 pontos percentuais, atingindo 82.8%.
  • As companhias aéreas da África apresentaram crescimento de 71,7% em março de 2023 versus março de 2022, a segunda maior entre as regiões. A capacidade aumentou 56.2% e a taxa de ocupação subiu 6,5 pontos percentuais, atingindo 72.2%, a menor entre as regiões.

Mercados domésticos de transporte aéreo de passageiros

  • O tráfego doméstico do Brasil aumentou 8,0% em março em comparação com o mesmo período do ano anterior e agora está apenas um pouco abaixo dos níveis pré-pandemia.
  • A demanda doméstica das companhias aéreas da Índia aumentou 20,3% em março e ficou 10,0% acima dos níveis de março de 2019.

“À medida que as expectativas dos viajantes aumentam com a chegada da temporada de viagens de verão no Hemisfério Norte, as companhias aéreas estão fazendo o possível para atender ao desejo e à necessidade de voar. Infelizmente, alguns desses viajantes podem ficar desapontados com a falta de capacidade. Parte dessa falta de disponibilidade é atribuída à escassez de trabalhadores amplamente discutida, que afeta muitas partes da cadeia de valor da aviação, além de problemas da cadeia de suprimentos que atingem o setor de fabricação de aeronaves, causando atrasos na entrega de aviões”, explica Willie.

Para finalizar, o diretor geral comenta: “no entanto, uma parcela significativa dos recentes cancelamentos de voos, principalmente na Europa, deve-se a ações trabalhistas de controladores de tráfego aéreo e outros profissionais. Essas ações irresponsáveis resultaram em milhares de cancelamentos desnecessários em março. Isso é inaceitável e não deve ser tolerado pelas autoridades.”


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