Setur-SP e Fambras se unem para promover turismo Halal

Na última sexta-feira, 12 de maio, o Grupo Fambras e a Secretaria Estadual de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) assinaram um protocolo de intenções para transformar São Paulo num destino turístico “muslim friendly”, ou seja, capacitado para receber adequadamente os turistas muçulmanos.

Na prática, significa adequar meios de hospedagem, restaurantes e demais serviços turísticos de acordo com as determinações da religião islâmica. “Chamamos de Halal tudo o que é permitido ao muçulmano de acordo com o Islam”, explica Ali Zoghbi, vice-presidente do Grupo Fambras. “É um conceito que se aplica à alimentação, cosméticos, fármacos, finanças, serviços e ao turismo também, movimentando cifras vultosas”.

De acordo com a consultoria Crescent Rating, o turismo Halal movimentará US$ 225 bilhões até 2028. Até o final deste ano, são esperados 140 milhões de desembarques de viajantes muçulmanos em todo o mundo, chegando a 160 milhões em 2024.

Programa de Turismo Religioso

Tornar São Paulo um destino Halal é um dos objetivos do Programa de Turismo Religioso da Setur. O Grupo Fambras atuará neste projeto com a International Halal Academy, capacitando profissionais do setor de turismo, e com a Fambras Halal, primeira certificadora Halal do Brasil.

“Vamos ensinar aos profissionais o que é o Islam, como receber os turistas muçulmanos e o que é importante oferecer a fim de que eles se sintam acolhidos e respeitados”, diz Zoghbi. “E por meio da Fambras Halal, será possível a restaurantes e hotéis obter a certificação Halal, ou seja, uma chancela internacionalmente reconhecida que atesta que o local segue rigorosamente a ética islâmica”.

Para acolher bem um turista muçulmano, por exemplo, um meio de hospedagem deve disponibilizar o livro sagrado do Islam, o Alcorão; oferecer tapetes para oração, bem como sinalizar a direção à cidade sagrada de Meca, na Arábia Saudita, para onde eles se voltam ao orar. Outras medidas recomendadas são informar endereços de mesquitas e horários de oração no fuso local, não colocar bebidas alcóolicas no quarto e oferecer um cardápio de alimentação Halal, ou seja, com opções que não contenham nada proibido para o consumo – como derivados de suíno.

“Estas são apenas algumas medidas, mas há muito mais a fazer para que o Estado de São Paulo se torne um destino Halal. O Grupo Fambras não medirá esforços para proporcionar à estrutura de turismo toda a qualificação e conhecimento necessários para atender bem o público muçulmano – que já representa um quarto da população mundial”, finaliza Zoghbi.

Foto: Divulgação/Setur-SP


Leia também: Importância do Turismo na economia é debate nacional

Últimas notícias

TZ Viagens implementa plano emergencial para clientes impactados pela crise da ViagensPromo

A TZ Viagens, maior rede de franquias de agências...

Expo Turismo Paraná reúne trade e promove negócios em Curitiba

A Expo Turismo Paraná 2025 reunirá profissionais do trade...

Acordo com Gol, Azul e Varig impulsiona recuperação recorde da dívida ativa

A recuperação de valores da dívida ativa da União...

PromoAção confirma terceira edição do Navio Réveillon em Alto Mar

A PromoAção, maior empresa de festivais em alto-mar do...

ViagensPromo relata prioridades em novo comunicado ao mercado; confira

A ViagensPromo divulgou, nesta quarta-feira (19), um novo comunicado...

Tópicos

Expo Turismo Paraná reúne trade e promove negócios em Curitiba

A Expo Turismo Paraná 2025 reunirá profissionais do trade...

Acordo com Gol, Azul e Varig impulsiona recuperação recorde da dívida ativa

A recuperação de valores da dívida ativa da União...

PromoAção confirma terceira edição do Navio Réveillon em Alto Mar

A PromoAção, maior empresa de festivais em alto-mar do...

ViagensPromo relata prioridades em novo comunicado ao mercado; confira

A ViagensPromo divulgou, nesta quarta-feira (19), um novo comunicado...

Wyndham São Paulo Ibirapuera reduz tempo de emissão de orçamentos para eventos

O Wyndham São Paulo Ibirapuera, um dos maiores hotéis...

Grupo Mabu investe em turismo musical e amplia experiências para hóspedes

O Grupo Mabu tem apostado no entretenimento musical como...
spot_img

Relacionados