Na última sexta-feira, 12 de maio, o Grupo Fambras e a Secretaria Estadual de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) assinaram um protocolo de intenções para transformar São Paulo num destino turístico “muslim friendly”, ou seja, capacitado para receber adequadamente os turistas muçulmanos.

Na prática, significa adequar meios de hospedagem, restaurantes e demais serviços turísticos de acordo com as determinações da religião islâmica. “Chamamos de Halal tudo o que é permitido ao muçulmano de acordo com o Islam”, explica Ali Zoghbi, vice-presidente do Grupo Fambras. “É um conceito que se aplica à alimentação, cosméticos, fármacos, finanças, serviços e ao turismo também, movimentando cifras vultosas”.

De acordo com a consultoria Crescent Rating, o turismo Halal movimentará US$ 225 bilhões até 2028. Até o final deste ano, são esperados 140 milhões de desembarques de viajantes muçulmanos em todo o mundo, chegando a 160 milhões em 2024.

Programa de Turismo Religioso

Tornar São Paulo um destino Halal é um dos objetivos do Programa de Turismo Religioso da Setur. O Grupo Fambras atuará neste projeto com a International Halal Academy, capacitando profissionais do setor de turismo, e com a Fambras Halal, primeira certificadora Halal do Brasil.

“Vamos ensinar aos profissionais o que é o Islam, como receber os turistas muçulmanos e o que é importante oferecer a fim de que eles se sintam acolhidos e respeitados”, diz Zoghbi. “E por meio da Fambras Halal, será possível a restaurantes e hotéis obter a certificação Halal, ou seja, uma chancela internacionalmente reconhecida que atesta que o local segue rigorosamente a ética islâmica”.

Para acolher bem um turista muçulmano, por exemplo, um meio de hospedagem deve disponibilizar o livro sagrado do Islam, o Alcorão; oferecer tapetes para oração, bem como sinalizar a direção à cidade sagrada de Meca, na Arábia Saudita, para onde eles se voltam ao orar. Outras medidas recomendadas são informar endereços de mesquitas e horários de oração no fuso local, não colocar bebidas alcóolicas no quarto e oferecer um cardápio de alimentação Halal, ou seja, com opções que não contenham nada proibido para o consumo – como derivados de suíno.

“Estas são apenas algumas medidas, mas há muito mais a fazer para que o Estado de São Paulo se torne um destino Halal. O Grupo Fambras não medirá esforços para proporcionar à estrutura de turismo toda a qualificação e conhecimento necessários para atender bem o público muçulmano – que já representa um quarto da população mundial”, finaliza Zoghbi.

Foto: Divulgação/Setur-SP


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