BRL - Moeda brasileira
EUR
6,51
USD
5,56

Afroturismo entra em pauta no parlamento

Em um dia histórico, que marcou a primeira vez que o AfroTurismo foi pauta no parlamento, a mesa de altíssimo nível, como descreveu o Deputado Bacelar, teve a participação do Ministério do Turismo (MTur), representado por Anna Modesto, gerente de Projetos do MTur, Tania Neres, diretora de AfroTurismo e Diversidade da Embratur, Milena Lima, coordenadora de Articulação Interfederativa do Ministério da Igualdade, Antonio Pita, diretor de Operações (COO) e Carlos Humberto CEO, ambos fundadores da Diaspora.Black.

Ficou evidente pelas falas o quanto o AfroTurismo pode potencializar o crescimento do turismo doméstico e internacional. Carlos Humberto destacou que mesmo sem grandes investimentos, a empresa Diaspora.Black cresceu 400% em faturamento nos últimos dois anos e vem potencializando a geração de renda entre empreendedores negros que já geraram receitas de mais de R$1,8 milhão, somente neste ano.

A Diaspora.Black é um dos poucos, ou o único, marketplace de empreendedores negros focados no turismo. O turismo afrocentrado e anunciantes escolhem a plataforma pela representatividade e compromisso com a geração de renda de pessoas pretas. A escolha de Guias, Agentes de Viagem e Operadores vem consolidando a empresa como o maior Hub de AfroTurismo da América Latina e a única que vem educando o mercado com dados mais qualificados do consumo de fornecedores e consumidores negros.

O crescimento da empresa vem refletindo no crescimento de muitos negócios e no reconhecimento de um mercado potente que precisa de investimento para seguir nessa curva ascendente. Além do papel comercial, a empresa vem levando a contribuição na formação de novos negócios no AfroTurismo a partir de projetos como o Laboratório Criativo de Roteiros, que fomenta com treinamentos, materiais e aporte financeiro para lideranças negras se tornarem guias e agentes do Afroturismo. Além dos projetos, a Diaspora.Black oferece treinamentos antirracistas para setores de hotelaria e receptivo com metodologias desenvolvidas por intelectuais negros de referência, como Azoilda Loretto da Trindade.

Por toda essa atuação, a empresa vem provocando o mercado a olhar para o setor e reforçando a necessidade de investimento, infraestrutura, treinamentos e um plano focado no desenvolvimento da agenda do AfroTurismo. A agenda que produz diretamente muitos impactos sociais, ainda pode ser uma grande possibilidade de geração de novos produtos no turismo que potencialize o desenvolvimento local, os diferenciais brasileiros internacionalmente e o fortalecimento do crescimento econômico da população negra.

Dentro deste conjunto de ações contundentes, a provocação da empresa a diferentes estruturas governamentais, privadas e sociedade civil vem ampliando o debate e despertando o comprometimento de muitas organizações públicas. Melina reforça em sua fala a importância do AfroTurismo para o enfrentamento ao racismo da sociedade brasileira e indicou que essa é uma das importantes pautas na qual o ministério vai se empenhar. Anna destaca que o ministério está olhando com muito compromisso para essa agenda e que está sendo desenvolvida no programa Experiência do Brasil Original.

Tania lembrou que os norte-americanos são nosso mercado potencial e que eles já geram mais de US$109 bilhões em consumo no Afroturismo e apresentou algumas agências que vêm promovendo trabalhos e são exemplos no AfroTurismo. Antonio Pita também destacou em sua fala mais de 20 organizações de AfroTurismo e sinalizou que hoje a plataforma já soma mais de 500 anunciantes. De fato, foi uma agenda histórica, como destacou o presidente da Embratur, que se referiu ao Afroturismo como uma aposta muito assertiva para o desenvolvimento do turismo no país.


Leia também: Setur-SP firma parceria com a Federação Israelita

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Perfil de viajante: 19 milhões de...

De acordo com levantamento, a maioria tem entre 24 e 38 anos, compra online e participa de programas de milhas

Costa Cruzeiros e Universal Assistance oferecem...

Ação vale para embarques em 2025 e 2026 e contempla todos os cruzeiros da Costa vendidos até 30 de setembro

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS