BRL - Moeda brasileira
EUR
6,41
USD
5,43

Hotelaria nacional registra alta de 16,8% em setembro

A 194ª edição do InFohb apresenta os dados de desempenho da hotelaria nacional de setembro de 2023 em comparação ao mesmo mês de 2022. O estudo, que contou com a participação de 597 hotéis de rede associados (de 15 cidades brasileiras), registrou alta de 16,8% na taxa de ocupação de setembro deste ano, 0,1% na diária média e 17% no RevPar (receita por quarto disponível). 

Na performance por região, a taxa de ocupação aponta decréscimo apenas na região Norte, de -4%. Nas demais regiões, houve acréscimo no Centro-Oeste (0,4%), Nordeste (1,8%), Sudeste (27,6%) e Sul (1,1%).

A diária média também apontou percentual positivo no Centro-Oeste (21,3%), Nordeste (15,7%), Norte (25,8%) e Sul (16,8%). Já a região Sudeste aponta queda de -9,1% em relação ao ano anterior. No RevPar, alta de 21,7% no Centro-Oeste; 17,7% no Nordeste; 20,8% no Norte; 16% no Sudeste e 18% no Sul.

Na análise de desempenho por categoria hoteleira, a taxa de ocupação registrou baixa apenas na categoria upscale, sendo de -1,4%. Já a categoria Econômico apontou acréscimo de 33,6% e Midscale 2%. Na diária média, decréscimo de 13,8% no Econômico em relação ao ano anterior; e acréscimo de 16,3% no Midscale e 18,5% no Upscale. No RevPar, acréscimo no Econômico de 15,2%, Midscale 18,7% e Upscale 16,9%.

Já no acumulado do ano (janeiro a setembro de 223), o InFohb considera para o estudo 538 hotéis de redes associadas, responsáveis por 84.692 unidades habitacionais (UHs). Em comparação com 2022, houve alta de 42% na taxa de ocupação, 23,7% na diária média e 28,9% no RevPar.

Quanto à análise por região, a taxa de ocupação apresentou desempenhos negativos nas regiões Nordeste (-1%) e Norte (-1,4%). As demais localidades apontam variações positivas entre 3,3% no Sul e 5,9% no Sudeste. A diária média apontou percentuais positivos em todas as regiões, 29,1% no Centro-Oeste; 18,9% no Nordeste; 23,4% no Norte; 24,5% no Sudeste e 19,9% no Sul. Para o indicador de RevPar, os percentuais positivos variam entre 17,8% no Nordeste e 34,2% no Centro-Oeste. 

Na análise por categoria hoteleira, apenas acréscimos foram registrados na taxa de ocupação: 6,6% no Econômico; 1,9% no Midscale; e 1,4% no Upscale. Na diária média acréscimos na categoria Econômico de 20,5%; Midscale 27,4% e Upscale 27%. No RevPar percentuais positivos de 28,4% no Econômico; 29,9% no Midscale e 28,8% no Upscale. 

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

Parintins 2025 deve bater recordes e...

Ministro Celso Sabino destaca o potencial do evento para impulsionar o turismo cultural e a imagem do Brasil no exterior

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS