BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39

Turismo interno impulsiona viagens nas Américas

Um dos principais atributos da WTM London, parte do portfólio World Travel Market (WTM), é o compartilhamento de dados, insights e tendências com potencial para apoiar todos os players da indústria de Turismo na tomada de decisão. Esse compromisso foi reforçado com o lançamento do WTM Global Report, um compilado exclusivo de pesquisas internacionais que fornece uma análise aprofundada do desempenho do setor em 2023 e uma visão abrangente em relação às perspectivas em viagens de lazer nacionais e internacionais para os próximos anos.

Editado em parceria com pesquisadores da Tourism Economics, empresa da Oxford Economics, e divulgado durante a WTM London, o relatório utiliza um extenso banco de dados que abrange cerca de 185 países para fornecer análises tanto sob a perspectiva de destinos turísticos quanto de mercados emissores e revelar dados relacionados a fluxos de visitação, noites e gastos. O documento também considera os impactos de desafios como inflação, redução do custo de vida, greves, escassez de pessoal e crises naturais, entre outros, na atividade.

O recorte dedicado às Américas mostra a recuperação dos negócios pelas empresas de viagens nos principais mercados, impulsionada pelo aquecimento do turismo interno. O relatório projeta que o segmento doméstico no continente americano feche o ano de 2023 com valores 31% superiores aos obtidos em 2019 e mostra todos os países com resultados melhores do que os apresentados no último ano antes do início da pandemia.

Na análise por país para 2023, o Brasil ocupa a terceira posição no turismo doméstico e deve mantê-la em 2024. A previsão é finalizar este ano com aumento de 118% sobre os resultados pré-pandemia – atrás do México, que deve ter aumento de 144%, e dos Estados Unidos, com projeção de crescer 130% nos gastos internos. Outro destaque vai para a Venezuela, sétimo mercado interno da região, mas que deve crescer 325% no doméstico em comparação com 2019.

Em relação à recepção de viajantes internacionais, entretanto, as projeções mostram resultados aquém dos apresentados no pré-pandemia, tanto em volumes quanto em valores para o conjunto de mercados americanos. A expectativa é que a região receba 117 milhões de viajantes de lazer em 2023, número 4% menor em relação a 2019, com lucro 2% abaixo.

O relatório aponta que o lazer receptivo dos Estados Unidos, maior mercado da região, apresentará queda de 17% neste ano, mas irá se recuperar em 2024, quando deverá ficar 8% acima do resultado apresentado em 2019. O México, segundo maior mercado, terá uma retração de 16% em 2023, com projeção de crescimento de 12% em 2024, enquanto o Brasil, terceiro maior, amargará uma queda de 22% neste ano e deve apresentar alta de 9% no próximo.

Diante das tendências apresentadas, os dados sinalizam a importância do turismo interno para a retomada do setor na região. O estudo destaca a necessidade de as empresas estarem atentas às mudanças no comportamento do consumidor e adaptarem suas estratégias para atender às demandas de um novo cenário pós-pandemia.

Além do compromisso de compartilhar dados e conhecimentos, a WTM segue estimulando o desenvolvimento do setor por meio de plataformas e eventos, entre os quais se destaca o WTM Latin America. A feira de turismo reúne profissionais de viagens de todo o mundo para networking, debates, apresentação de destinos e oportunidades de negócios. A próxima edição, cujo tema já foi revelado, acontece de 3 a 5 de abril de 2024, no Expo Center Norte, em São Paulo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Novotel Recife Marina completa primeiro ano...

Hotel comemora primeiro ano com 60 mil quartos vendidos, fortalecimento do público corporativo e aposta no lazer regional como diferencial estratégico

Travel Next Minas projeta crescimento de...

Com expectativa de mais de 7 mil participantes, feira supera números de 2024 já no primeiro dia e reforça protagonismo de Minas Gerais

BeFly promove 1ª Convenção de Vendas...

Convenção destaca sinergia do ecossistema BeFly, com foco em inovação, experiência do cliente e fortalecimento do turismo nacional

Brasilturis 899 – Agosto 2025

EXPECTATIVAS E REALIDADES - Operadoras renovam estratégias, apostam em...

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS