BRL - Moeda brasileira
EUR
6,41
USD
5,43

Luana Nogueira, da Alagev: “Perse desempenha papel necessário”

Durante essa semana, a ALAGEV (Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas), junto a 50 líderes de entidades e associações, esteve presente na reunião organizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília. O objetivo foi sensibilizar os parlamentares sobre os impactos negativos que a revogação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE) terá em diversos segmentos.

“Estamos preocupados com as recentes decisões de revogação desse programa. Porque o PERSE desempenha um papel necessário na redução dos impactos da pandemia da Covid-19 na economia do país”

Luana Nogueira, diretora executiva da Alagev

A ALAGEV busca visibilidade e voz para seus associados e mantenedores. A entidade representa uma mesa de discussão valiosa e se une a outras organizações na luta pela manutenção do PERSE como uma medida essencial para o desenvolvimento do setor de viagens e eventos.

Luana Nogueira, destacou ainda a importância do PERSE para o setor de eventos e viagens, ressaltando que a medida provisória proposta pelo Governo Federal, que prevê o corte das isenções fiscais concedidas pelo programa, impactará diretamente os profissionais do setor.

“A transversalidade do Turismo precisa ser difundida e fomentada dentro das pautas políticas. Entender que ele movimenta além das bordas limítrofes da prestação de serviços individualizada, que é fundamental para a causa! Não é somente aéreo, hotel, mobilidade, eventos e A&B. Se o Turismo perde, toda a indústria perde. E a economia também!”, afima Nogueira.

Outro ponto levantado pela ALAGEV é o desafio de atrair e manter mão de obra qualificada, especialmente após as mudanças trazidas pela pandemia do Coronavírus, diversas pessoas trocaram de área de atuação, deixando as operações no setor escassas. Com a retomada das atividades as empresas estão treinando e preparando novos colaboradores para suprir essa demanda.

Perse e MP

O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), estabelecido pela Lei nº 14.148/2021 e em vigor desde 18 de março de 2022, foi criado com o objetivo fundamental de mitigar os impactos financeiros enfrentados pelo setor de eventos e turismo devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Sua missão é viabilizar a manutenção das receitas, promover a geração de empregos e preservar a renda dos profissionais desses setores, contribuindo para a recuperação econômica dessas atividades. Com extensão do programa em vigor até 2027.

Em fase do fim da pandemia, além da alegação que o programa não ofereceu vantagens significativas a economia, o governo apresentou a Medida Provisória 1.202/2023 para o encerramento gradual do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). Conforme as disposições, a partir de abril de 2024, será encerrada a desoneração, que compreende a isenção ou redução de impostos sobre a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), a Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

Parintins 2025 deve bater recordes e...

Ministro Celso Sabino destaca o potencial do evento para impulsionar o turismo cultural e a imagem do Brasil no exterior

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS

    Translate »