BRL - Moeda brasileira
EUR
6,39
USD
5,54

Luana Nogueira, da Alagev: “Perse desempenha papel necessário”

Durante essa semana, a ALAGEV (Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas), junto a 50 líderes de entidades e associações, esteve presente na reunião organizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em Brasília. O objetivo foi sensibilizar os parlamentares sobre os impactos negativos que a revogação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE) terá em diversos segmentos.

“Estamos preocupados com as recentes decisões de revogação desse programa. Porque o PERSE desempenha um papel necessário na redução dos impactos da pandemia da Covid-19 na economia do país”

Luana Nogueira, diretora executiva da Alagev

A ALAGEV busca visibilidade e voz para seus associados e mantenedores. A entidade representa uma mesa de discussão valiosa e se une a outras organizações na luta pela manutenção do PERSE como uma medida essencial para o desenvolvimento do setor de viagens e eventos.

Luana Nogueira, destacou ainda a importância do PERSE para o setor de eventos e viagens, ressaltando que a medida provisória proposta pelo Governo Federal, que prevê o corte das isenções fiscais concedidas pelo programa, impactará diretamente os profissionais do setor.

“A transversalidade do Turismo precisa ser difundida e fomentada dentro das pautas políticas. Entender que ele movimenta além das bordas limítrofes da prestação de serviços individualizada, que é fundamental para a causa! Não é somente aéreo, hotel, mobilidade, eventos e A&B. Se o Turismo perde, toda a indústria perde. E a economia também!”, afima Nogueira.

Outro ponto levantado pela ALAGEV é o desafio de atrair e manter mão de obra qualificada, especialmente após as mudanças trazidas pela pandemia do Coronavírus, diversas pessoas trocaram de área de atuação, deixando as operações no setor escassas. Com a retomada das atividades as empresas estão treinando e preparando novos colaboradores para suprir essa demanda.

Perse e MP

O Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), estabelecido pela Lei nº 14.148/2021 e em vigor desde 18 de março de 2022, foi criado com o objetivo fundamental de mitigar os impactos financeiros enfrentados pelo setor de eventos e turismo devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Sua missão é viabilizar a manutenção das receitas, promover a geração de empregos e preservar a renda dos profissionais desses setores, contribuindo para a recuperação econômica dessas atividades. Com extensão do programa em vigor até 2027.

Em fase do fim da pandemia, além da alegação que o programa não ofereceu vantagens significativas a economia, o governo apresentou a Medida Provisória 1.202/2023 para o encerramento gradual do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). Conforme as disposições, a partir de abril de 2024, será encerrada a desoneração, que compreende a isenção ou redução de impostos sobre a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), a Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Justiça penhora site do Hurb por...

Decisão da 5ª Vara Cível de Franca visa garantir pagamento de indenização após descumprimento de contrato com consumidor

Costa Cruzeiros lança campanha com 3º...

Promoção “Saudades do Verão” vale para saídas de 2025 a 2026 com embarques em Santos, Itajaí e Rio de Janeiro

Decolar promove ativação Disney no Parque...

Com entrada gratuita, ação da Disney ocorre de 19 de junho a 6 de julho e inclui loja temática e consultoria especializada da Decolar

Universal aposta no Brasil e planeja...

Após a abertura do Epic Universe, Universal celebra resultados acima do esperado, amplia ações no Brasil e anuncia novos parques e atrações

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS