BRL - Moeda brasileira
EUR
6,40
USD
5,43

Wikitravel aposta em mí­dias royalty-free e aplicativo com funçíµes offline

Além da exposição de destinos e fornecedores, a XVI Convenção Schultz – evento de Turismo que acontece entre os dias 17 e 21 de março, em Barra de Santo Antônio (AL) – também foi espaço para a apresentação de alguns projetos da operadora de Turismo. Entre os destaques, está o Wikitravel, plataforma digital desenvolvida para facilitar a busca e promoção de destinos em multi-idiomas por meio do uso de inteligência artificial (IA) em parceria com as secretarias de Turismo municipais, conforme anunciado previamente. As novidades, no entanto, incluem o lançamento da plataforma em formato de aplicativo e a requisito de que as fotos e vídeos sejam royalty-free.

“Estamos desenvolvendo um aplicativo para a plataforma, que já está disponível para testes no Google Play e deve sair em breve na Apple Store”, conta Aroldo Schultz, presidente da operadora de Turismo. “Embora não seja necessário para os agentes atualmente, pode facilitar muito no futuro. A ideia é que os viajantes possam baixar algumas cidades no dispositivo móvel, disponibilizando a consulta das informações de forma offline, permitindo economizar dados móveis ou utilizar quando não há sinal de internet”, explica.

Schultz acredita que a wikitravel pode auxiliar várias secretarias de Turismo, em especial de pequenos municípios turísticos, pois a tecnologia é a mesma para cidades de diferentes portes. Dessa forma, segundo o presidente, usuários podem encontrar informações, fotos e vídeos sobre destinos do mundo inteiro, tanto em forma de texto, como em forma de áudio – ampliando a acessibilidade da ferramenta. Para isso, a empresa elencou perguntas sobre diferentes temas, como história, gastronomia, principais atrativos, sugestões de roteiro, entre outras, cujas respostas seriam geradas automáticamente pela tecnologia IA.

“As informações são 100% confiáveis? Não, a tecnologia é sujeita a cometer erros. É aí que entra a parceria com as secretarias de Turismo, que corrigem e validam as informações presentes nas respostas da IA. Com o passar do tempo, teremos fotos e vídeos livres de royalties do Brasil e do mundo inteiro, com informações turísticas traduzidas simultaneamente para 11 línguas (português, inglês, espanhol, alemão, italiano, francês, chinês, árabe, japonês, hebreu e hindi)”, afirma Schultz. 

Na ocasião, Schultz acessou o site no telão da convenção e pesquisou pelo destino Penedo (AL), mostrando aos participantes as funções da plataforma ao vivo. “É uma startup, o que permite implementar e experimentar novas ideias e funções facilmente. Por isso, queremos muito que os agentes de viagem divulguem e utilizem a plataforma, para que tenhamos feedback dos usuários”, finaliza.

A viagem da redação do Brasilturis Jornal para o evento foi segurada pela Vital Card.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Antecipar para aproveitar: o novo jeito...

Como a antecipação virou estratégia para viver férias com mais prazer e mais tranquilidade

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

FOHB realiza VII Fórum Nacional da...

Com o tema “Conhecimento e Inspiração”, evento do FOHB reúne líderes do setor no dia 15 de setembro no Pullman São Paulo Vila Olímpia

Disney Cruise Line acelera expansão com...

Disney Cruise Line lança dois novos navios em 2025, expande operações para a Ásia e reforça seu modelo de cruzeiros com experiências imersivas

Gramado suspende novos hotéis e restaurantes...

Medida visa reavaliar infraestrutura urbana e reforçar ações ligadas ao saneamento básico e mobilidade

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS