Além da exposição de destinos e fornecedores, a XVI Convenção Schultz – evento de Turismo que acontece entre os dias 17 e 21 de março, em Barra de Santo Antônio (AL) – também foi espaço para a apresentação de alguns projetos da operadora de Turismo. Entre os destaques, está o Wikitravel, plataforma digital desenvolvida para facilitar a busca e promoção de destinos em multi-idiomas por meio do uso de inteligência artificial (IA) em parceria com as secretarias de Turismo municipais, conforme anunciado previamente. As novidades, no entanto, incluem o lançamento da plataforma em formato de aplicativo e a requisito de que as fotos e vídeos sejam royalty-free.

“Estamos desenvolvendo um aplicativo para a plataforma, que já está disponível para testes no Google Play e deve sair em breve na Apple Store”, conta Aroldo Schultz, presidente da operadora de Turismo. “Embora não seja necessário para os agentes atualmente, pode facilitar muito no futuro. A ideia é que os viajantes possam baixar algumas cidades no dispositivo móvel, disponibilizando a consulta das informações de forma offline, permitindo economizar dados móveis ou utilizar quando não há sinal de internet”, explica.

Schultz acredita que a wikitravel pode auxiliar várias secretarias de Turismo, em especial de pequenos municípios turísticos, pois a tecnologia é a mesma para cidades de diferentes portes. Dessa forma, segundo o presidente, usuários podem encontrar informações, fotos e vídeos sobre destinos do mundo inteiro, tanto em forma de texto, como em forma de áudio – ampliando a acessibilidade da ferramenta. Para isso, a empresa elencou perguntas sobre diferentes temas, como história, gastronomia, principais atrativos, sugestões de roteiro, entre outras, cujas respostas seriam geradas automáticamente pela tecnologia IA.

“As informações são 100% confiáveis? Não, a tecnologia é sujeita a cometer erros. É aí que entra a parceria com as secretarias de Turismo, que corrigem e validam as informações presentes nas respostas da IA. Com o passar do tempo, teremos fotos e vídeos livres de royalties do Brasil e do mundo inteiro, com informações turísticas traduzidas simultaneamente para 11 línguas (português, inglês, espanhol, alemão, italiano, francês, chinês, árabe, japonês, hebreu e hindi)”, afirma Schultz. 

Na ocasião, Schultz acessou o site no telão da convenção e pesquisou pelo destino Penedo (AL), mostrando aos participantes as funções da plataforma ao vivo. “É uma startup, o que permite implementar e experimentar novas ideias e funções facilmente. Por isso, queremos muito que os agentes de viagem divulguem e utilizem a plataforma, para que tenhamos feedback dos usuários”, finaliza.

A viagem da redação do Brasilturis Jornal para o evento foi segurada pela Vital Card.