BRL - Moeda brasileira
EUR
6,33
USD
5,65

KLM e ZeroAvia planejam voo de Emissão Zero usando hidrogênio lí­quido

A KLM Royal Dutch Airlines e a ZeroAvia anunciaram uma parceria para realizar um voo de demonstração de emissão zero utilizando os motores hidrogênio-elétricos ZA2000 da ZeroAvia, projetados para turboélices regionais de grande porte. A demonstração está prevista para 2026 e promete revolucionar a aviação sustentável.

Os motores hidrogênio-elétricos ZA2000 utilizam hidrogênio em células de combustível para gerar eletricidade, que, por sua vez, aciona motores elétricos para girar as hélices da aeronave. A única emissão resultante desse processo é o vapor de água de baixa temperatura. Estudos indicam que essa tecnologia pode reduzir o impacto climático em até 90% em comparação com os voos movidos a querosene.

Como primeiro marco importante, as empresas realizarão uma demonstração inicial de voo de um ponto A a um ponto B entre dois aeroportos em 2026. Além de identificar o par de aeroportos ideal, os fluxos de trabalho imediatos estarão empenhados em obter licenças regulatórias para voar, garantir o fornecimento de combustível de hidrogênio líquido e implementar a infraestrutura de apoio para o abastecimento de aeronaves.

Essa parceria representa um passo significativo rumo à adoção de voos mais ecológicos na frota da KLM, acelerando o desenvolvimento de conceitos operacionais para aeronaves a hidrogênio em toda a União Europeia. A KLM tem o compromisso de ser uma companhia aérea mais sustentável, apoiando tecnologias avançadas como hidrogênio e aviação elétrica para ajudar a descarbonizar o setor de aviação.

As divisões de manutenção da KLM e da Air France já estão colaborando com a ZeroAvia para construir a base de conhecimento necessária para operações de MRO (manutenção, reparo e revisão) eficazes para aeronaves movidas a células de combustível de hidrogênio.

“As maiores companhias aéreas do mundo estão se dedicando a explorar o hidrogênio-elétrico como uma potencial solução cada vez mais séria. Estamos ansiosos para trabalhar com a KLM, uma companhia aérea com uma história tão rica, enquanto buscamos um futuro mais limpo para o setor”, afirmou Sergey Kiselev, diretor de Negócios da ZeroAvia.

Maarten Koopmans, diretor administrativo da KLM Cityhopper, declarou que a KLM busca ser pioneira na jornada rumo a um futuro mais sustentável na aviação. “Por isso, apoiamos e incentivamos ativamente a inovação para impulsionar as mudanças no setor. Quando se trata do futuro dos voos com emissão zero, a KLM apoia diversas tecnologias e inovações simultaneamente. Juntamente com os nossos parceiros do setor, estamos realizando pesquisas sobre voos movidos a eletricidade, hidrogênio e híbridos, e explorando maneiras de acelerar esses avanços.”

Testes anteriores e futuras aplicações

A ZeroAvia já realizou testes intensivos de um protótipo do motor ZA600 a bordo de uma aeronave Dornier 228 no Reino Unido. Além disso, a empresa conduziu testes avançados em solo nos EUA e no Reino Unido para as tecnologias do sistema ZA2000, incluindo tanques criogênicos de hidrogênio líquido (LH2) e sistemas propulsores elétricos e de célula de combustível PEM de alta temperatura. O ZA2000 será compatível com aeronaves turboélice regionais de até 80 assentos, como o ATR72 ou o Dash 8 400.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Hilton assina DoubleTree na Serra da...

Novo hotel da Hilton terá 201 quartos, acesso ao Lago de Furnas e estrutura de lazer voltada ao turismo de natureza e famílias

Procon multa Hurb por não cumprir...

Hurb foi autuada pelo Procon após 15 reclamações por descumprimento de contrato e não devolução de valores aos consumidores

Saiba os paí­ses que exigem o...

Com as férias se aproximando, é comum que as...

Velle celebra 10 anos com expansão...

Velle Representações comemora uma década com 19 marcas no portfólio e crescimento de 60% nos embarques em cruzeiros fluviais e iates

Teresa Perez passa a integrar painel...

Agência oferecerá vantagens exclusivas no terminal premium de Guarulhos e distribuirá revista própria aos passageiros

NEWSLETTER

    AGENDA

    .

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS