BRL - Moeda brasileira
EUR
6,31
USD
5,39

Unedestinos: Capacitação é chave para retomada sustentável do turismo

Com a chegada da alta temporada de verão, a geração de empregos também cresce consideravelmente, sobretudo em cidades do litoral e que tenham atrações ao ar livre, onde o Turismo é uma importante atividade econômica. O setor prevê 76,5 mil contratações temporárias entre outubro de 2024 e janeiro de 2025, marcando o melhor resultado desde 2015. No entanto, desafios relacionados à falta de mão de obra especializada também vêm à tona. Nesse cenário, Toni Sando, presidente da Unedestinos, destaca a necessidade de investir em capacitação para garantir a recuperação sustentável do turismo no Brasil.

Os números divulgados pelo Ministério do Turismo confirmam o otimismo em relação ao crescimento do setor. Entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, o turismo brasileiro deverá faturar R$ 157,74 bilhões, a maior receita dos últimos dez anos, segundo análise baseada em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Apesar das boas perspectivas, o desafio de atender à demanda com qualidade e eficiência permanece, exigindo um esforço conjunto entre empresas, governos e instituições educacionais para oferecer treinamentos e atrair talentos.

“A pandemia afetou gravemente o turismo, causando perda de empregos e a saída de profissionais qualificados, que migraram para outras áreas. Com a retomada, destinos enfrentam dificuldades para encontrar mão de obra especializada. Para driblar isso, já é observado um investimento em capacitação, parcerias com instituições de ensino e incentivos para atrair ou reintegrar talentos”, explica o presidente da Unedestinos.

Esforços da entidade

Sando reforça que a capacitação é um investimento estratégico que vai além de resolver problemas imediatos, garantindo a retomada e a valorização de profissionais qualificados no longo prazo.

Com base nessa visão, a Unedestinos, que reúne 45 Convention & Visitors Bureaux em todo o Brasil, tem se dedicado a promover capacitações, fomentar o networking e incentivar a colaboração entre seus associados. A entidade realiza ações em todo o país, levando programas de capacitação a cada CVB, e organiza anualmente o UneCongresso, um evento exclusivo para associados que tem como objetivo proporcionar trocas de experiências, networking e a disseminação de boas práticas. O congresso reforça a integração entre os destinos turísticos brasileiros, promovendo ações que fortalecem a cooperação e o crescimento sustentável das regiões.

“É preciso integrar também o uso de tecnologias para otimizar operações e reduzir a dependência de mão de obra. Essas ações são cruciais para manter a qualidade dos serviços e garantir uma recuperação sustentável do setor”, finaliza Toni, que também defende que eventos fortalecem economia do Turismo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

Os artigos assinados são de responsabilidade dos autores e não refletem, 
necessariamente, a opinião deste jornal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

BLTA apresenta Anuário e destaca crescimento...

Anuário 2024 da BLTA mostra avanço do turismo de luxo no Brasil, com crescimento de receita, alta da diária média e maior engajamento em sustentabilidade

Guarulhos passa a exigir sacos plásticos...

Mudança repentina vem gerando filas e atrasos no raio-x; medida reforça norma da Anac sobre transporte de líquidos em bagagem de mão

Greve no aeroporto de Lisboa gera...

Com paralisações até setembro, greve de trabalhadores da Menzies Aviation provoca atrasos e leva brasileiros a perderem voos por falhas no embarque

GBTA Insights: IA otimiza, mas papel...

Evento GBTA Insights da Kontik destacou que IA agiliza processos, mas curadoria e interação humana segue essencial

NEWSLETTER

    AGENDA

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS