Com a chegada da alta temporada de verão, a geração de empregos também cresce consideravelmente, sobretudo em cidades do litoral e que tenham atrações ao ar livre, onde o Turismo é uma importante atividade econômica. O setor prevê 76,5 mil contratações temporárias entre outubro de 2024 e janeiro de 2025, marcando o melhor resultado desde 2015. No entanto, desafios relacionados à falta de mão de obra especializada também vêm à tona. Nesse cenário, Toni Sando, presidente da Unedestinos, destaca a necessidade de investir em capacitação para garantir a recuperação sustentável do turismo no Brasil.

Os números divulgados pelo Ministério do Turismo confirmam o otimismo em relação ao crescimento do setor. Entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, o turismo brasileiro deverá faturar R$ 157,74 bilhões, a maior receita dos últimos dez anos, segundo análise baseada em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Apesar das boas perspectivas, o desafio de atender à demanda com qualidade e eficiência permanece, exigindo um esforço conjunto entre empresas, governos e instituições educacionais para oferecer treinamentos e atrair talentos.

“A pandemia afetou gravemente o turismo, causando perda de empregos e a saída de profissionais qualificados, que migraram para outras áreas. Com a retomada, destinos enfrentam dificuldades para encontrar mão de obra especializada. Para driblar isso, já é observado um investimento em capacitação, parcerias com instituições de ensino e incentivos para atrair ou reintegrar talentos”, explica o presidente da Unedestinos.

Esforços da entidade

Sando reforça que a capacitação é um investimento estratégico que vai além de resolver problemas imediatos, garantindo a retomada e a valorização de profissionais qualificados no longo prazo.

Com base nessa visão, a Unedestinos, que reúne 45 Convention & Visitors Bureaux em todo o Brasil, tem se dedicado a promover capacitações, fomentar o networking e incentivar a colaboração entre seus associados. A entidade realiza ações em todo o país, levando programas de capacitação a cada CVB, e organiza anualmente o UneCongresso, um evento exclusivo para associados que tem como objetivo proporcionar trocas de experiências, networking e a disseminação de boas práticas. O congresso reforça a integração entre os destinos turísticos brasileiros, promovendo ações que fortalecem a cooperação e o crescimento sustentável das regiões.

“É preciso integrar também o uso de tecnologias para otimizar operações e reduzir a dependência de mão de obra. Essas ações são cruciais para manter a qualidade dos serviços e garantir uma recuperação sustentável do setor”, finaliza Toni, que também defende que eventos fortalecem economia do Turismo.