BRL - Moeda brasileira
EUR
6,44
USD
5,47

Caminho dos Veadeiros integra a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso

O Caminho dos Veadeiros foi oficialmente incorporado à Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas). A inclusão foi reconhecida por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União, destacando a importância da rota para o ecoturismo e a conservação ambiental no Brasil. Com aproximadamente 480 km de extensão, o trajeto liga as cidades de Formosa e Cavalcante, passando por Água Fria de Goiás, São João D’Aliança, Alto Paraíso de Goiás e Colinas do Sul.

A trilha acompanha a Serra Geral do Paranã e se destaca por sua diversidade de paisagens, que incluem o Cerrado e suas impressionantes cachoeiras. O percurso pode ser explorado tanto a pé quanto de bicicleta, proporcionando uma experiência imersiva na natureza e incentivando o turismo sustentável na região.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou a relevância da iniciativa para o desenvolvimento econômico local. “A RedeTrilhas permite que diversas atividades econômicas se desenvolvam e ganhem força, proporcionando novas experiências turísticas aos visitantes e mais chances de subsistência às populações que oferecem serviços voltados ao turismo. É mais um passo para convertermos o potencial do ecoturismo brasileiro em oportunidades de emprego e renda”, afirmou.

Criado em 2018, o Caminho dos Veadeiros também integra o Caminho dos Goyazes, conectando visitantes à cultura e à biodiversidade da região. Ao longo do trajeto, os viajantes percorrem áreas protegidas como a Área de Proteção Ambiental do Planalto Central, o Parque Municipal de Itiquira e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – que inspirou o nome da trilha. Além de promover a integração entre esses espaços, a rota contribui para a formação de um corredor ecológico entre o Distrito Federal e a Chapada dos Veadeiros, reforçando a preservação ambiental.

A RedeTrilhas é uma iniciativa que une esforços do Ministério do Turismo, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e de voluntários da sociedade civil. Seu objetivo é criar percursos que valorizem o patrimônio natural do país e fomentem o ecoturismo. Interessados em sugerir novas trilhas podem submeter propostas ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Greve de controladores de tráfego aéreo...

Paralisações nos dias 3 e 4 de julho devem afetar voos em toda a Europa; impacto pode atingir sobrevoos e conexões com destinos como Portugal e Marrocos

UE aprova fim da cobrança por...

Medida da UE sobre bagagem ainda será negociada com Estados-membros; companhias aéreas e entidades do setor reagem com críticas à proposta

The Brando leva proposta de luxo...

Resort de luxo sustentável The Brando aposta em experiências exclusivas e preservação ambiental para atrair viajantes do mercado brasileiro

Brasilturis 897 – Junho 2025

IOF EM ALTA - Nova alíquota sobre remessas internacionais...

Uniabla debate Reforma Tributária e tecnologia...

Evento gratuito será realizado em 2 de julho e reunirá especialistas para orientar empresários do setor de locação

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS