BRL - Moeda brasileira
EUR
6,52
USD
5,58

Caminho dos Veadeiros integra a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso

O Caminho dos Veadeiros foi oficialmente incorporado à Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas). A inclusão foi reconhecida por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União, destacando a importância da rota para o ecoturismo e a conservação ambiental no Brasil. Com aproximadamente 480 km de extensão, o trajeto liga as cidades de Formosa e Cavalcante, passando por Água Fria de Goiás, São João D’Aliança, Alto Paraíso de Goiás e Colinas do Sul.

A trilha acompanha a Serra Geral do Paranã e se destaca por sua diversidade de paisagens, que incluem o Cerrado e suas impressionantes cachoeiras. O percurso pode ser explorado tanto a pé quanto de bicicleta, proporcionando uma experiência imersiva na natureza e incentivando o turismo sustentável na região.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou a relevância da iniciativa para o desenvolvimento econômico local. “A RedeTrilhas permite que diversas atividades econômicas se desenvolvam e ganhem força, proporcionando novas experiências turísticas aos visitantes e mais chances de subsistência às populações que oferecem serviços voltados ao turismo. É mais um passo para convertermos o potencial do ecoturismo brasileiro em oportunidades de emprego e renda”, afirmou.

Criado em 2018, o Caminho dos Veadeiros também integra o Caminho dos Goyazes, conectando visitantes à cultura e à biodiversidade da região. Ao longo do trajeto, os viajantes percorrem áreas protegidas como a Área de Proteção Ambiental do Planalto Central, o Parque Municipal de Itiquira e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – que inspirou o nome da trilha. Além de promover a integração entre esses espaços, a rota contribui para a formação de um corredor ecológico entre o Distrito Federal e a Chapada dos Veadeiros, reforçando a preservação ambiental.

A RedeTrilhas é uma iniciativa que une esforços do Ministério do Turismo, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e de voluntários da sociedade civil. Seu objetivo é criar percursos que valorizem o patrimônio natural do país e fomentem o ecoturismo. Interessados em sugerir novas trilhas podem submeter propostas ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

LEIA MAIS NOTÍCIAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS LIDAS

Clientes da 123 Milhas ganham novo...

Cooperação entre juízes de Belo Horizonte visa padronizar e agilizar trâmite de processos envolvendo consumidores lesados

Inter inaugura nova sala Vip em...

Espaço oferece ambiente exclusivo com gastronomia mineira e reforça estratégia do Super App no segmento de viagens

Brasilturis 898 – Julho 2025

DO JEITO QUE O BRASILEIRO GOSTA - Armadoras investem...

Perfil de viajante: 19 milhões de...

De acordo com levantamento, a maioria tem entre 24 e 38 anos, compra online e participa de programas de milhas

Costa Cruzeiros e Universal Assistance oferecem...

Ação vale para embarques em 2025 e 2026 e contempla todos os cruzeiros da Costa vendidos até 30 de setembro

NEWSLETTER

    AGENDA

    Labace

    REDES SOCIAIS

    PARCEIROS