Caminho dos Veadeiros integra a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso

O Caminho dos Veadeiros foi oficialmente incorporado à Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (RedeTrilhas). A inclusão foi reconhecida por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União, destacando a importância da rota para o ecoturismo e a conservação ambiental no Brasil. Com aproximadamente 480 km de extensão, o trajeto liga as cidades de Formosa e Cavalcante, passando por Água Fria de Goiás, São João D’Aliança, Alto Paraíso de Goiás e Colinas do Sul.

A trilha acompanha a Serra Geral do Paranã e se destaca por sua diversidade de paisagens, que incluem o Cerrado e suas impressionantes cachoeiras. O percurso pode ser explorado tanto a pé quanto de bicicleta, proporcionando uma experiência imersiva na natureza e incentivando o turismo sustentável na região.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressaltou a relevância da iniciativa para o desenvolvimento econômico local. “A RedeTrilhas permite que diversas atividades econômicas se desenvolvam e ganhem força, proporcionando novas experiências turísticas aos visitantes e mais chances de subsistência às populações que oferecem serviços voltados ao turismo. É mais um passo para convertermos o potencial do ecoturismo brasileiro em oportunidades de emprego e renda”, afirmou.

Criado em 2018, o Caminho dos Veadeiros também integra o Caminho dos Goyazes, conectando visitantes à cultura e à biodiversidade da região. Ao longo do trajeto, os viajantes percorrem áreas protegidas como a Área de Proteção Ambiental do Planalto Central, o Parque Municipal de Itiquira e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros – que inspirou o nome da trilha. Além de promover a integração entre esses espaços, a rota contribui para a formação de um corredor ecológico entre o Distrito Federal e a Chapada dos Veadeiros, reforçando a preservação ambiental.

A RedeTrilhas é uma iniciativa que une esforços do Ministério do Turismo, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e de voluntários da sociedade civil. Seu objetivo é criar percursos que valorizem o patrimônio natural do país e fomentem o ecoturismo. Interessados em sugerir novas trilhas podem submeter propostas ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Últimas notícias

ICCA discute no Rio o crescimento do Brasil no mercado de eventos

Pela primeira vez, a International Congress and Convention Association...

Clube Turismo reforça compromisso com clientes após caso Viagens Promo

A Clube Turismo anunciou medidas para assegurar que nenhum...

Dissolução do parlamento de Portugal adia privatização da Tap para o segundo semestre

A dissolução do Parlamento de Portugal, que ocorre a...

Latam amplia voos em Jaguaruna e reforça aposta no mercado catarinense

A Latam Airlines vai ampliar em 71% a sua...

Pesquisa aponta que praias e contato com a natureza são prioridades dos brasileiros ao viajar

Uma pesquisa realizada pela FlixBus, empresa de tecnologia em...

Tópicos

ICCA discute no Rio o crescimento do Brasil no mercado de eventos

Pela primeira vez, a International Congress and Convention Association...

Clube Turismo reforça compromisso com clientes após caso Viagens Promo

A Clube Turismo anunciou medidas para assegurar que nenhum...

Delta celebra centenário com pintura especial em suas aeronaves

A Delta Air Lines celebrou seu centenário com um...

Brasil lidera discussões sobre desenvolvimento do turismo regional no Brics

O fortalecimento do turismo regional esteve no centro das...

SP promove turismo de pesca e náutico na maior feira do setor no Brasil

A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo...
spot_img

Relacionados